Para atuar no atendimento à população, começou a funcionar nesta sexta-feira (10/5) o hospital de campanha montado pelo Exército Brasileiro em São Leopoldo. A estrutura foi instalada na área do antigo 16° Grupo de Artilharia de Campanha, no bairro Cristo Rei, contando com sala de triagem e recepção, sala de ambulatório e sala vermelha para atender até um leito e enfermaria com 40 leitos.
Com esse, cinco dos seis hospitais de campanha anunciados para o Estado pelo governo federal já estão em operação. Falta apenas a abertura do segundo hospital de campanha em Canoas, que está sendo montado pelo Exército desde quinta-feira (9/5) junto ao Hospital Nossa Senhora das Graças, no bairro Marechal Rondon. O atendimento no local deve começar no sábado (11/5), das 8h às 18h.
A unidade conta com leitos de estabilização, oito leitos de observação e medicação, sala de raio-x e laboratórios de análises clínicas, além de sala cirúrgica para procedimentos simples. De acordo com o Exército, não haverá limite de atendimentos diários.
O outro hospital que já vem funcionando 24 horas por dia em Canoas desde o último domingo (5/5) fica junto à sede da Ulbra, no bairro São José. Na estrutura, os pacientes passam por uma triagem de uma equipe da Cruz Vermelha, que depois os encaminha para o atendimento, realizado pela Força Nacional do SUS, especializada em enchentes.
Eldorado do Sul, Guaíba e Estrela também têm hospitais
Em Eldorado do Sul, também na Região Metropolitana, já está em funcionamento desde quinta-feira um hospital de campanha montado junto à BR-290. Com uma enfermaria com 20 leitos, ambulatório e área de emergência, conta com uma equipe de 18 militares, entre médicos e operadores de ambulância.
O atendimento de urgência e emergência, de baixa e média complexidade, também ocorre em esquema de 24 horas diárias. Ao visitar o município, também na quinta-feira (9/5), o governador Eduardo Leite esteve no local.
O Exército ainda opera desde domingo o hospital de campanha que atende vítimas da enchente em Estrela, no Vale do Taquari. A estrutura está instalada na sede local do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), que também funciona como heliponto e recebe profissionais da saúde, equipamentos e medicamentos, entre outros itens.
Equipes médicas do Hospital Militar e da Policlínica Militar de Porto Alegre fazem a recepção e triagem dos pacientes, atuando nos casos de média complexidade com ambulatório, sala de medicação, sala de observação e emergência. A unidade ajuda a aliviar a pressão sobre o hospital Estrela, que teve parte das instalações alagadas.
Já em Guaíba funciona o único hospital de campanha operado pela Marinha. Montado no Parque 35, o horário é das 8 às 17 horas. A equipe é de 43 profissionais, entre médicos, enfermeiros, um psicólogo e outros especialistas, cobrindo áreas como clínica médica, pediatria, ortopedia e cirurgia.
Texto: Ascom SES
Edição: Secom
Mín. 24° Máx. 27°