Foto: Helena Marquardt/Ascom SAS
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, está participando do XIII Seminário Estadual da Política de Assistência Social que foi aberto na tarde desta quarta-feira, em Lages, e segue até a sexta-feira,10. O evento é promovido pela Federação Catarinense dos Municípios e conta com a participação de cerca de 700 pessoas de todo o estado. Durante três dias eles vão discutir avanços e desafios da área social.
Na abertura, a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann destacou o compromisso do Estado com a Assistência Social, especialmente por meio do aumento do cofinanciamento, e a importância da articulação com os municípios para garantir direitos. “Sabemos o quão importante é a Política de Assistência Social, que é fundamental para garantir direitos e o desenvolvimento dos catarinenses. Ela tem relação direta com outras políticas públicas. Quando garantimos o desenvolvimento de uma criança, por exemplo, isso tem impacto até mesmo na segurança pública, na saúde”, disse.
No evento, a secretária também participou de um painel sobre a atuação da Assistência Social em calamidades e citou a importância da implantação e atualização dos planos de contingência dos municípios diante das tragédias climáticas cada vez mais frequentes.
“Nós do Estado estamos fazendo nosso papel na prevenção e na resposta quando algo acontece, mas precisamos que os municípios tenham seu plano de trabalho, que saibam quais serão os abrigos que vão receber desabrigados, se esses locais oferecem todas as condições para o acolhimento, como vão chegar, quem vai trabalhar, o que cada um vai fazer”, completa. As gerentes da Atenção Básica, Média e Alta complexidade também participam do evento em outros painéis ao longo da programação e falam sobre os níveis de proteção da Assistência Social.
O seminário conta ainda com palestras temáticas relacionadas à Política Pública de Assistência Social com a presença de palestrantes renomados no país, a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e entidades parceiras da Fecam.
Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação).
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br
Mín. 24° Máx. 27°