O público conferirá espetáculo gratuito de canto lírico – Foto: Tóia Oliveira
Para comemorar seus 45 anos de criação, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promove uma cerimônia e o Concerto Lírico, apresentado pela Camerata Florianópolis, no palco do Teatro Ademir Rosa, localizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. A apresentação ocorrerá nesta quarta-feira, 24, dia do aniversário da FCC, às 19h30.
A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) é o órgão executor das políticas culturais no estado de Santa Catarina. Foi criada oficialmente em 24 de abril de 1979, pelo Decreto Estadual nº 7439, e tem como missão valorizar a cultura por meio de ações que estimulem, promovam e preservem a memória e a produção artística catarinense.
Atualmente, é responsável pela gestão do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), o mecenato estadual; de editais como o Prêmio Catarinense de Cinema e o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Também tem sob sua responsabilidade a administração de diversos espaços culturais: o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), o Teatro Pedro Ivo, o Centro Integrado de Cultura (CIC) – que compreende o Teatro Ademir Rosa, o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), o Museu de Imagem e Som (MIS/SC), as Oficinas de Arte, a Escolinha de Artes, as Salas Lindolf Bell, o Cinema Gilberto Gerlach e a Biblioteca de Arte & Cultura, a Galeria do Artesanato da Casa da Alfândega, a Biblioteca Pública de Santa Catarina, o Museu Histórico de Santa Catarina, a Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa, a Casa dos Açores / Museu Etnográfico (em Biguaçu), a Casa de Campo Governador Hercílio Luz (em Rancho Queimado) e o Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras (em São Francisco do Sul).
“Em todos esses anos, muitas das realizações que ocorreram na área cultural de Santa Catarina foram possíveis graças à FCC. Então esta é uma data muito especial para nossa equipe, para o setor e para todo o estado”, comenta o presidente da entidade, Rafael Nogueira.
Na parte inicial da solenidade, serão entregues homenagens a servidores com maior tempo de contribuição. Em seguida, o público confere o espetáculo gratuito que terá no repertório famosas árias de óperas e outras peças de canto lírico. Os solos ficarão por conta dos cantores Carla Domingues e Marília Oliveira (sopranos), Guilherme Albanaes (tenor) e Fernando De Carli (barítono), com produção de Maria Elita Pereira e regência do maestro Jeferson Della Rocca.
A entrada é gratuita, mas os interessados devem retirar o convite neste link.
No hall do Teatro Ademir Rosa, o público ainda poderá conferir uma exposição que traz imagens e a história da FCC.
Programa:
1 – Antonio Carlos Gomes
“Mia piccirella”, ária de Gennariello (Ópera Salvator Rosa)
2 – Georges Bizet
Canção do Toreador (Ópera Carmen)
3 – Giacomo Puccini
O Mio Babbino Caro (Ópera Gianni Schichi)
4 – Giuseppe Verdi
La Donna è Mobile (Ópera Rigoletto)
5 – Ernesto e Giambattista de Curtis
Torna a Surriento
6 – Giacomo Puccini
Valsa da Musetta “Quando m’en vo” (Ópera “La Bohème)
7 – Eduardo di Capua Alfredo Mazzuchi
O sole mio
8 – Charles Gounod
Je Veux Vivre (Ópera Romeu e Julieta)
9 – Wolfgang Amadeus Mozart
Papageno, Papageno (Ópera A Flauta Mágica)
10 – Johann Strauss Jr.
Valsa da Primavera
11 – Giacomo Puccini
Nessun Dorma (Ópera Turandot)
12 – Wolfgang Amadeus Mozart
Ária da Rainha da Noite (Ópera A Flauta Mágica)
13 – Gioachino Rossini
Largo al Factotum (Ópera O Barbeiro de Sevilha)
Arranjos: Pedro Magno, Jeferson Della Rocca, Alberto Heller
Solistas: Carla Domingues (soprano), Marilia Oliveira (Soprano), Fernando de Carli (Baritono), Guilherme Albanaes (Tenor)
Direção de Produção: Maria Elita Pereira
Mín. 24° Máx. 27°