
Fotos: Washington Nery
O balanço da Operação São João 2026, divulgado pela Guarda Municipal de Feira de Santana (GMFS), aponta que os festejos juninos deste ano foram marcados pela tranquilidade e pela ausência de ocorrências graves. Com uma forte presença ostensiva e o uso estratégico de tecnologia, a corporação garantiu a segurança de milhares de foliões que compareceram aos distritos de Maria Quitéria, Tiquaruçu e Jaguara.
Ao todo, aproximadamente 200 guardas municipais atuaram durante os quatro dias de festa. A operação contou com patrulhamento móvel através de quatro viaturas, e dez motos, além do policiamento a pé, que aproximou os agentes da comunidade e dos visitantes nas praças de eventos. A Guarda Municipal utilizou sua base móvel avançada, equipada com monitores de alta definição, trabalhando em total sinergia com o Centro de Controle Operacional (CCO).
Um dos grandes diferenciais da operação deste ano foi o emprego de tecnologia avançada de monitoramento. Dezenas de câmeras transmitiram imagens em tempo real, permitindo uma visão ampla e imediata de todos os pontos da festa. Drones foram utilizados, ampliando a capacidade de observação dos agentes e cobrindo o perímetro no entorno das praças.
O comandante da guarda, Marcos Dantas, falou sobre os esforços da operação. "O resultado de todo esse esforço integrado refletiu diretamente nos índices criminais do período, nenhum fato violento significativo foi registrado, não houve necessidade de conduções para a delegacia e as poucas intervenções realizadas limitaram-se a mediações pacíficas de pequenos conflitos. Foi um São João de absoluta tranquilidade e muita alegria", destacou o Comandante.
Com o encerramento das operações, a avaliação institucional é de que o modelo de policiamento integrado e tecnológico adotado em Feira de Santana consolidou-se como uma ferramenta indispensável para o sucesso dos grandes eventos do município.