
Os servidores das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde, de São Sebastião do Passé, participaram da Formação Técnica para Enfrentamento ao Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, nos dias 27 e 28 de novembro, no auditório do Colégio Estadual Monsenhor Luiz Ferreira de Brito.
A ação tem o intuito de capacitar profissionais de diversas áreas na identificação, prevenção e combate a estes crimes, através da identificação de sinais, orientações, acolhimento e encaminhamento, fortalecimento da rede e prevenção.
Aline Teixeira, secretária de Assistência Social, falou sobre a iniciativa.
"Esta foi a primeira Formação do Projeto Rede Livre, uma iniciativa promovida pelo Ministério Público do Trabalho dedicada ao enfrentamento do Trabalho Escravo e Tráfico de Pessoas, em parceria com Associação Beneficente Conceição Macedo e Prefeitura de São Sebastião do Passé, através da Secretaria de Assistência Social. Foram realizadas palestras de abertura, ministradas pela Procuradora Manuela Gedeon e Assistente Social Márcia Figueredo.
A iniciativa prioriza a formação continuada e a educação permanente dos profissionais que atuam na Política Pública de Assistência Social. No Brasil, o número de pessoas expostas ao trabalho escravo e ou vítimas do tráfico de pessoas ainda é muito grande. Dessa forma, capacitar os profissionais para que eles identifiquem os casos é fundamental" , disse ela.