
A Fundação Cultural do Estado (FUNCEB/SecultBA) anuncia as atrações artísticas que irão compor a programação da 8ª edição do Novembro das Artes Negras. Este ano, o projeto tem como tema "Aquilombar-se: Resistência, Arte e construção coletiva”.
A 8ª edição do Novembro das Artes Negras propõe um mergulho nas potências criativas dos quilombos rurais e também dos urbanos, territórios onde corpos pretos transformam ausência em presença, silêncio em palavra e opressão em linguagem estética.
A arte negra, nesses contextos, não é apenas expressão: é estratégia de sobrevivência, ferramenta de disputa simbólica e motor de transformação social. Neste conceito, a programação conta com atrações que dialogam com a cultura afro-brasileira nas linguagens de Artes Visuais, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro.
Na capital baiana, ocorrerão mostras de teatro, música, workshops e apresentações artísticas no Colégio Renan Baleeiro, em Águas Claras, no Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU), em Sussuarana e na Escola de Dança da Funceb, no Pelourinho. Em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS), o Quilombo Pitanga dos Palmares e a Colônia Penal de Simões Filho também receberão a programação.
A propostas artísticas que integram a 8ª edição do Novembro das Artes Negras foram selecionadas por meio de edital elaborado com base na Lei nº 14.399/2022 (Lei PNAB), Decreto nº 11.740/2023 (Decreto PNAB), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, direcionada pelo Ministério da Cultura - Governo Federal.
Este ano o projeto conta com o apoio da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC), a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), do Coletivo Bahia Pela Paz de Águas Claras, do Quilombo Pitanga dos Palmares e do Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrin (CEDHU).
PROGRAMAÇÃO NAN 2025
LOCAL: SEDE DO COLETIVO BAHIA PELA PAZ (ÁGUAS CLARAS)
Curso de Capacitação em Audiovisual
17/11 | 13h – 17h | Módulo 1 – Roteiro e Narrativa: Conceitos de narrativa, estrutura dramática e escrita de roteiro coletivo.
18/11 | 13h – 17h | Módulo 2 – Fotografia e Luz: Enquadramento, planos, iluminação natural e artificial
19/11 | 13h – 17h | Módulo 3 – Som e Narrativa sonora: Captação de som direto, narrativa sonora, prática com ambientes e diálogos
24/11 | 13h – 17h | Módulo 4 – Pré-produção - decupagens e estratégias: Pré-produção com a decupagem do roteiro e definição da gravação
25/11 | 13h – 17h | Módulo 5 – Edição Básica de Vídeo e Som: Montagem e finalização do exercício audiovisual
LOCAL: COLÉGIO RENAN BALEEIRO (ÁGUAS CLARAS)
Mostra de Teatro (Tainah Cerqueira)
Quando: 18 de novembro (terça-feira)
Horário: 8h30
Mostra ODUN: “MADA GUGU” é o espetáculo de estreia da Odun Companhia de Dança, concebido e coreografado por Guego Anunciação e Neemias Santana. Inspirado no universo sonoro e visual de Antônio Carlos Santos de Freitas, mais conhecido como Carlinhos Brown, a obra cria um campo sensível onde Brown não é fixado como um personagem, mas como provocador de assuntos. A estreia oficial acontece só dia 28 de novembro, e dia 19 será apresentado um trecho do espetáculo.
Quando: 19 de novembro (quarta-feira)
Horário: 8h30
Samba de roda “Raízes do boqueirão: Filhos de São Francisco do Paraguaçu": O grupo de samba de roda “Raízes do Boqueirão: Filhos de São Francisco do Paraguaçu” promete uma apresentação musical dançante e potente, em valorização das raízes musicais do Recôncavo da Bahia. A apresentação incluirá música e dança, com canções, solo instrumental de viola, atabaque, pandeiro e a performance energizante das sambadeiras, todos artistas quilombolas originários (as) do território São Francisco do Paraguaçu.
Quando: 19 de novembro (quarta-feira)
Horário: 18h30
Mostra Curso de Capacitação em Audiovisual: Mesa sobre Cinema Periférico, debate com convidados e os participantes, exibição do produto da formação e roda de conversa.
Quando: 28 de novembro (sexta-feira)
Horário: 14h às 16h
LOCAL: CENTRO DE DIREITOS HUMANOS FRANCO PELLEGRINI (CEDHU/SUSSUARANA)
Kilombo do Circo Cumbuca: Kilombo do Circo Cumbuca é um espetáculo coletivo que reúne artistas negros, indígenas e aliados em retomada para criar um território de celebração, resistência e encantamento. Inspirado na força dos quilombos e no sentido comunitário da cumbuca — partilha, alimento e coletividade — o espetáculo transforma o picadeiro em espaço de memória viva, crítica e liberdade. Conduzido pela irreverente Palhaça Kuia, mestra de cerimônias que mistura humor, poesia e denúncia, o Kilombo do Circo Cumbuca apresenta números que atravessam técnicas circenses, dança, teatro e performance, afirmando o corpo como espaço político e ancestral.
Quando: 22 de novembro (sábado)
Horário: 16h
Mostra de Samba de Roda (Jedjane Mirtes)
Quando: 22 de novembro (sábado)
Horário: 17h30
Espetáculo “Vovô”: "Vovô" é um espetáculo teatral que explora as relações familiares pretas, com foco na figura do avô. Dirigido por Leno Sacramento, do Bando de Teatro Olodum, a peça nasceu de relatos pessoais e faz um resgate da memória íntima e ancestral. O projeto iniciou sua trajetória no ambiente virtual em 2021, foi adaptado para o palco em 2022 e já circulou por diversos espaços em palcos tradicionais e, de forma significativa, em comunidades e terreiros de candomblé na Bahia.
Quando: 22 de novembro (sábado)
Horário: 19h
Caminhada da Consciência Negra em Sussuarana + Grupo de Samba MAVAN e ILÊ: O cortejo é formado por grupos de jovens, estudantes, poetas, capoeiristas, religiosos, músicos, dançarinos e todos e todas que defendem a vida, a paz, a afirmação e o respeito às diferenças, principalmente em defesa da vida de jovens negros, vítimas constantes de todo tipo de preconceito.
Quando: 23 de novembro (domingo)
Horário: 9h30 às 12h | 13h
LOCAL: COLÔNIA PENAL SIMÕES FILHO
Mostra de Teatro (Leno Sacramento)
Quando: 25 de novembro (terça-feira)
Horários: 9h e 13h
QUILOMBO PITANGA DOS PALMARES (SIMÕES FILHO)
Estúdio Retina Retinta: O Estúdio Retina Retinta é um estúdio fotográfico itinerante que utiliza fundos decorativos, figurinos e objetos cenográficos da cultura afro-brasileira para criar imagens de elevação do povo negro. As pessoas negras são convidadas a interagir com os elementos do estúdio e a posar para fotografias que lhes serão disponibilizadas de forma impressa e digital, possibilitando o acesso à arte fotográfica e a construção de imagens de si mesmas.
Quando: 29 de novembro (sábado)
Horário: 10h30
Rascunhos Uma História Negra Dançada: A performance aborda, por meio da dança, as memórias e trajetórias da população negra no Brasil, conectando experiências pessoais e coletivas de resistência, ancestralidade e superação. O corpo do artista se torna um espaço de narrativas que reafirmam a identidade negra, sua força cultural e sua relevância histórica.
Quando: 29 de novembro (sábado)
Horário: 10h30
Performáticos Quilombo-Magia Negra: O show “Magia Negra” do Performáticos Quilombo celebra o Novembro Negro com música, poesia e ancestralidade. Mais que um concerto, “Magia Negra” é um mergulho nas sonoridades e estéticas afro-brasileiras, onde música, dança, artes visuais, poesia e performance se entrelaçam como ato de resistência, celebração e afirmação. O público é convidado a vivenciar uma experiência artística que reverbera a ancestralidade, espiritualidade e contemporaneidade. Mais do que uma apresentação, “Magia Negra” é um chamado para a reflexão e a conexão com as raízes que sustentam e moldam o presente.
Quando: 29 de novembro (sábado)
Horário: 15h
Jôh Rás e Banda Terra Preta: Cantora Jôh Rás nasceu no bairro Rua Nova Feira de Santana, é multi-instrumentista, traz inovação ao projeto que iniciou décadas atrás. A proposta é divulgar sempre mais a música principalmente o reggae, trazendo a inovação sonora através do frescor da juventude traduzida pelo som do seu baixo. Junto com a Banda Terra Preta, promete honrar o aprendizado de seu mentor e trazer muito reggae com a força feminina.
Quando: 29 de novembro (sábado)
Horário: 16h30
Espetáculo “Dá o Passo”: Dá o passo” é um espetáculo de dança afro-referenciado, oriundo de processo de investigação criativa a partir da referência simbólica da entidade Exu.
Quando: 30 de novembro (domingo)
Horário: 10h30
Show Quixabeira da Matinha & Convidados: O Grupo Quixabeira da Matinha, fundado em 1989 no distrito da Matinha, Feira de Santana (BA), é um dos mais reconhecidos representantes do samba de roda no estado. Inspirado na árvore quixabeira, símbolo de resistência e vitalidade, o grupo construiu sua trajetória superando dificuldades para difundir sua cultura. Em sua trajetória, o grupo perpetua composições do Mestre Sambador Coleirinho da Bahia, autor do clássico Alô meu Santo Amaro, interpretado por artistas como Carlinhos Brown, Maria Bethânia e a banda Cheiro de Amor. Atualmente, é composto por artistas como Guda Moreno (vocal e cavaquinho), Chica do Pandeiro (vocal e pandeiro), Zezé (tamborim e back vocal), Andrea (dançarina), Pissita (cavaquinho), Swing (timbau), Fi e Amadeu (percussão), Aline (back vocal), Marcos Cruz (marcação), Duda (viola), Tarcísio e Bereze (violão).
Quando: 30 de novembro (domingo)
Horário: 17h30
FUNDAC
Mostra de Dança (Janahina Cavalcante)
Quando: 01 de dezembro (segunda)
Horário: 14h
TELA NEGRA MOSTRA DE FILMES – DIMAS
Período de realização: 18 a 22 de novembro de 2025
Local: Sala de Cinema Walter da Silveira
PROGRAMAÇÃO DE FILMES
Bando, Um Filme de.
Direção: Lázaro Ramos e Thiago Gomes
Quando: 18 de novembro (terça-feira)
Horário: 16h
IJÓ DUDU, MEMÓRIAS DA DANÇA NEGRA NA BAHIA
Direção: José Carlos Arandiba "Zebrinha"
Quando: 19 de novembro (quarta-feira)
Horário: 16h e 19h
Black Rio, Black Power
Direção: Emilio Domingos
Quando: 20 de novembro (quinta-feira)
Horário: 16h
Saberes Quilombolas
Direção: Plinio Gomes
Quando: 21 de novembro (sexta-feira)
Horário: 16h e 19h
Cabeça de Nego
Direção: Déo Cardoso
Quando: 22 de novembro (sábado)
Horário: 16h e 19h
SERVIÇO
Novembro das Artes Negras - Programação artística
Quando: De 17 a 30 de novembro de 2025
Onde: Salvador | Colégio Renan Baleeiro e Sede do Coletivo Bahia pela Paz em Águas Claras; Centro de Direitos Humanos Franco Pellegrini (CEDHU), em Sussuarana; Escola de Dança da Funceb, no Pelourinho.
Simões Filho - Região Metropolitana de Salvador (RMS) | Quilombo Pitanga dos Palmares e Colônia Penal de Simões Filho.
Quanto: Gratuito