
Uma guarnição da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) resgatou, na manhã desta terça-feira (21), um tamanduá, após ele ser encontrado por uma moradora do condomínio Wilson Teles, em Abrantes, no município de Camaçari. O animal foi encaminhado para o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Pituaçu.
“Estava saindo logo cedo para caminhar quando notei que havia um animal embaixo de um banco. Ao perceber que era um tamanduá, imediatamente prendi os meus cachorros, coloquei cuidadosamente um cesto sobre ele, para não machucar, e liguei para a Polícia Militar”, contou a aposentada Lusmarina Cotrim, que costuma resgatar cães e gatos em vulnerabilidade.
A comandante da COPPA, tenente coronel Érica Patrícia, faz um alerta sobre a importância do acionamento e sobre a época de chuvas: “Com a chegada das fortes chuvas, é comum que animais silvestres saiam de seus habitats naturais em busca de abrigo e alimento, podendo aparecer com mais frequência em áreas urbanas e próximas a residências. É importante que as pessoas evitem o contato direto com eles, afastem seus animais domésticos e chamem imediatamente a COPPA através do telefone 190, que vai direcionar e acionar a nossa guarnição”, explica.
As pessoas que visualizarem um animal silvestre não devem tentar espantar ou machucar, que é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e pode resultar em prisão e multa. Atitudes como a de Lusmarina são fundamentais e contribuem com uma convivência respeitosa com o meio ambiente. “Estamos sempre à disposição para garantir à segurança da população e preservação da vida silvestre”, destaca a tenente-coronel Patrícia.