O primeiro passo no mundo da programação, essa é a Oficina de Scratch que foi iniciada nesta segunda-feira (6), no Laboratório Maker da Cidade do Saber. Através do curso as crianças de 8 a 12 anos, podem aprender de forma lúdica, com bloco, e até fazer os próprios jogos.
A coordenadora do laboratório, Ana Nery, falou sobre a ideia da Secretaria de Cultura (Secult) em promover a ação. “A oficina de Scratch é uma oficina de programação em blocos, que a gente apresenta para as crianças um momento lúdico de programação. Ele sai ali do prompt, daquele textinho e comando de linhas, e aí ele vai conhecer um ambiente lúdico em blocos que facilita o aprendizado. A gente está com a proposta de todo mês estar fazendo e ofertando essas oficinas”, explicou.
A oficina criativa é voltada para crianças de 8 a 12 anos, incluindo pessoas com deficiência (PCD). Serão três encontros, sempre às segundas-feiras, com as próximas aulas marcadas para os dias 13 e 20 de outubro. As turmas matutinas se reúnem das 9h às 11h e as vespertinas, das 14h às 16h.
“Essa plataforma Scratch permite ensinar a programar de uma maneira mais fácil, mais intuitiva, onde a gente vai organizando blocos. Esse primeiro dia vai ser o primeiro contato deles com a plataforma, a gente explica para eles como funciona a lógica, como funciona o algoritmo de maneira bem simples, com exemplos do dia a dia. E nos próximos passos a gente vai ajudando eles a montar um jogo e cada vez mais se aprofundando tanto na plataforma quanto nesse meio de programação”, contou o monitor do laboratório, Rodrigo Carvalho, um dos instrutores da oficina.
A única menina da turma, Catarina Dias Sousa, 10 anos, viu no curso uma maneira de já começar a construir o seu futuro. “Eu gostei, é algo bom de se fazer, inclui no seu futuro. E também eu gostei bastante de fazer o curso de robótica, eu pedi bastante pro meu pai, tem muito ensinamento”, disse a estudante que quer criar os próprios jogos.
Já inserido no mundo da computação, o jovem Tiago José da Silva Ventura, 10 anos, percebe a oficina como mais uma forma de mergulhar no universo que tanto ama. “É que eu tenho interesse em robótica, desde quando eu entrei no mundo da informática, que foi quando eu ganhei um tablet, comecei a jogar jogos, assistir vídeos. Aí, comecei a me interessar na criação de games, criação de sites”, finalizou animado.
Este ano, a sala do laboratório foi ampliada e ainda recebeu do Governo do Estado novos equipamentos e mobiliário. Ainda há previsão da chegada de mais equipamentos para os próximos meses, o que ampliará a oferta dos cursos.
Na quarta-feira (8), serão iniciadas as aulas da Oficina de Robótica Criativa com LEGO, cujos encontros também ocorrerão nos dias 15 e 22 de outubro.