A CAIXA participou, nesta segunda-feira (1º), da cerimônia de assinatura de contratos do programa Minha Casa, Minha Vida Rural, que beneficiará mais de 3 mil famílias em 50 municípios do estado da Bahia. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Feira de Santana, com a presença de autoridades locais e representantes do Governo Federal.
Ao todo, serão entregues 3.051 unidades habitacionais em 50 municípios baianos. Entre os municípios com maior número de imóveis estão Riacho de Santana (183), Malhada (134), Itaguaçu da Bahia (129), Canarana (127), América Dourada (119), Mulungu do Morro (97) e Banzaê (78).
Também serão contempladas cidades como Andorinha, Angical, Belmonte, Biritinga, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Buerarema, Buritirama, Caetité, Cafarnaum, Canavieiras, Cansanção, Caraíbas, Central, Fátima, Filadélfia, Glória, Guanambi, Heliópolis, Ibititá, Ibotirama, Itapebi, Ituaçu, Jaguarari, Jussara, Lapão, Mansidão, Maraú, Morro do Chapéu, Muquém do São Francisco, Paratinga, Planalto, Retirolândia, Ribeira do Pombal, Rio de Contas, Santa Terezinha, São Gabriel, São José da Vitória, Seabra, Tanhaçu.
O superintendente de Rede da CAIXA na região Norte da Bahia, Rafael Miranda Neiva, destaca a importância do Minha Casa, Minha Vida Rural. “É motivo de grande satisfação para a CAIXA entregar as novas moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural a mais de 3 mil famílias de trabalhadores rurais do interior baiano. Mais do que casas, estamos proporcionando dignidade, segurança e melhores condições de vida. O MCMV Rural é uma política pública essencial para fortalecer a agricultura familiar, promover o desenvolvimento regional e garantir que mais brasileiros possam permanecer em suas comunidades com qualidade e bem-estar", finalizou.
Os imóveis serão construídos sob regime de autoconstrução assistida. Cada unidade habitacional possui 52,29 m², com tipologia composta por 2 dormitórios, banheiro, sala, cozinha, área de serviço e varanda.
O evento contou com a participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo Carvalho, parlamentares da região e representantes da CAIXA.
Minha Casa, Minha Vida Rural
O Minha Casa, Minha Vida Rural é uma das modalidades do programa do Governo Federal voltada à produção e à melhoria de unidades habitacionais no campo, com recursos provenientes do Orçamento Geral da União (OGU).
A Modalidade Rural já beneficiou aproximadamente 200 mil famílias residentes no campo, contemplando agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas, pescadores, povos indígenas, integrantes de comunidades quilombolas, ribeirinhas e demais povos e comunidades tradicionais, bem como trabalhadores rurais e famílias residentes em áreas rurais.