Após uma jornada de oficinas de fotografia destinadas a alunos de escolas públicas baianas da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o projeto Espelho – que conquistou o primeiro lugar na Bahia por meio do Edital Rouanet nas Favelas – realizará, de 4 a 6 de fevereiro, às 16h, a abertura de exposições urbana.
A mostra, que será feita com as fotografias dos estudantes impressas em um grande painel e expostas em pontos estratégicos das três cidades contempladas com a iniciativa, promete reunir as narrativas visuais criadas pelos participantes.
Os locais contemplados são Simões Filho, Lauro de Freitas e Camaçari, e a abertura acontece nas respectivas ordens. A união dos registros fotográficos promete formar um verdadeiro mosaico artístico, autêntico e identitário, no qual moradores e visitantes poderão se conectar com as histórias capturadas pelos estudantes. As oficinas foram ministradas nos meses de novembro e dezembro de 2024.
Para o produtor cultural e idealizador da proposta, Junior Clemente, é uma satisfação chegar a esta etapa do projeto. “O Espelho vai além da técnica fotográfica. Ele busca proporcionar aos estudantes uma vivência transformadora, ampliando o olhar sobre suas próprias realidades e sobre o ambiente que os cerca. Sem dúvidas, é uma alegria imensa poder materializar os resultados que os estudantes alcançaram com o que aprenderam nas oficinas”, ressaltou.
O projeto Espelho é apresentado pelo Instituto Cultural Vale, realizado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet, e pelo Coletivo Fora da Caixa, em parceria com o Instituto Casa Coletivo e o Coletivo Falaê Camaçari.
Além disso, o projeto conta com apoio institucional da UOSCC; UFBa Campus Camaçari; Movimenta Aê e da Associação de Moradores Aracui, que fazem parte de Lauro de Freitas; da Associação Beneficente dos Moradores do Parque Continental de Simões Filho; e da gráfica On Print Impressão.
As exposições estarão disponíveis até março e no mesmo mês também acontecerá uma nova exposição nas escolas e espaços que protagonizaram as oficinas com um bate-papo com os alunos que participaram do projeto e as comunidades.
O projeto Espelho tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil, proporcionando uma plataforma para que os estudantes possam expressar suas percepções sobre a vida cotidiana, a cultura e os desafios do ambiente onde vivem. Ao mesmo tempo, busca fortalecer a identidade cultural das comunidades da RMS, promovendo o diálogo e a reflexão sobre questões sociais e ambientais através da arte.
Em Simões Filho, primeira cidade a abrir a exposição, que ocorrerá em um muro na Rua Tiradentes, s/n, no bairro Parque Continental. Em Lauro de Freitas, dois locais recebem a exposição a Associação de Moradores Aracuí, localizada na Avenida Brigadeiro Alberto Costa Matos, nº 03, na comunidade de Aracuí, e outro ponto da mesma avenida, nº 223.
Na cidade de Camaçari, as fotografias poderão ser apreciadas nos muros da União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (UOSCC), situada na Rua da Glória, no bairro da Gleba C. Já na região central da cidade, o trabalho será exposto também em um muro do Campus Camaçari da UFBa, na Rua Eixo Urbano Central.
O projeto Espelho tem como coordenação geral, Junior Clemente; arte educadora, Geovanna Maria; produção de Juca Lira, Fernanda Anjos e Adriane Campos; curadoria, Carol Garcia e Geovanna Maria; identidade visual, Estúdio Giô Brand; texto exposição, Carolina Dantas; montagem, Deo Sena e assessoria de imprensa e gestão de redes sociais, Carol Torres.
Serviço
Exposição ao ar livre – Projeto Espelho
Datas: 4 a 6 de fevereiro (disponível até março)
Horários: 16h tarde
Locais: Simões Filho, Lauro de Freitas e Camaçari
Entrada gratuita