A titular da Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Duarte, destacou o papel formativo dessa especialização
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) promoveu, nesta quarta-feira (16), a apresentação da nova turma do curso de Especialização em Vigilância Sanitária, disponibilizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) há mais de duas décadas.
O curso integra o processo de Educação Permanente em Vigilância da Saúde e, em sua 11ª edição, oferta uma pós-graduação lato sensu planejada especialmente para as diferentes dimensões das práticas em Vigilância Sanitária.
O evento contou com a presença de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de gestores da Sesa e da ESP, além de integrantes dos Conselhos de Saúde.
A titular da Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Sesa, Dolores Duarte, destacou o papel formativo dessa especialização. “Esse é um curso que tem como objetivo o melhoramento dos nossos técnicos, para que possamos avançar cada vez mais, inclusive na descentralização da Saúde, porque temos alunos de todas as regiões do Estado”, explica.
O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Luciano Pamplona, pontuou o papel dos alunos no aprendizado, especialmente em tempos tão cheios de distrações. “É importante que vocês entendam que esse curso vai preparar vocês para diversos desafios e a gente precisa formar profissionais com habilidade para resolver problemas. Para isso, é fundamental assistir às aulas e se dedicar. Aproveitem a oportunidade”.
O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), Luciano Pamplona, pontuou o papel dos alunos no aprendizado (Foto: Mário Cabral-Cosems/CE)
Um dos diferenciais dessa décima primeira edição do curso é a ampliação no número de vagas. “Dessa vez, disponibilizamos mais de 40 vagas, com um novo currículo depois da pandemia, com uma matriz atualizada nas diversas atividades do processo formativo. Esperamos que, em outubro do ano que vem, esses alunos já estejam prontos para concluir o curso”, ressalta a gerente de Pós-Graduação em Saúde da ESP/CE, Ligia Lucena.
O enfermeiro e coordenador do setor de Segurança do Paciente da Santa Casa de Sobral, Saulo Barreto, é um dos alunos que irá fazer a especialização. Ele acredita que a capacitação irá contribuir diretamente com o trabalho que exerce. “Estou com as melhores expectativas possíveis e espero que esse curso seja uma oportunidade de muito crescimento profissional e aprendizado nessa área, para que, assim, nossa instituição continue avançando nesses processos de trabalho, de acordo com o que a gestão preconiza”, disse.
A Especialização em Vigilância Sanitária da ESP/CE tem duração de 460 horas, distribuídas em atividades didáticas presenciais ou síncronas, via Ensino Aprendizagem no Ambiente de Trabalho (EAAT), e outras cem destinadas à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O curso é voltado a profissionais de nível superior que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), especificamente nos serviços de Vigilância Sanitária, nos âmbitos municipal, estadual e federal.
Presente no portfólio da ESP/CE há cerca de 20 anos, a Especialização em Vigilância Sanitária acumula mais de 200 profissionais formados em todo o Ceará. A iniciativa ocorre em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Sanitária da Sesa, com o objetivo de desenvolver nos participantes os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para torná-los profissionais resolutivos frente às diversas realidades da gestão, do planejamento e do desenvolvimento das ações de Vigilância Sanitária.
Mín. 24° Máx. 27°