A coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível, causada pela bactéria Bordetella Pertussis e se caracteriza por uma tosse seca e forte. Apesar de ser uma doença imunoprevenível pela vacina pentavalente (DTP+Hib+Hepatite B), ainda é considerada um problema de saúde pública por ser responsável por uma expressiva mortalidade infantil. Como ação de conscientização e prevenção à doença, a Secretária da Saúde do Ceará (Sesa) promove, nesta quarta-feira (21), o webinar “Coqueluche: aspectos clínicos, vigilância e imunização”.
O webinar é voltado para profissionais da vigilância em saúde e assistência à saúde e acontecerá de forma on-line, a partir das 9 horas, através do link. O evento é realizado pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep).
“Atualmente há ocorrência de surtos de coqueluche em países da Ásia e Europa. Diante disso, o Ministério da Saúde recomenda em caráter excepcional a intensificação da vacinação contra coqueluche e o fortalecimento das ações de vigilância epidemiológica no Brasil. Portanto, a Saúde do Ceará produziu uma nota técnica para ser amplamente divulgada com o objetivo de orientar os profissionais acerca da prevenção e vigilância da coqueluche”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde da Sesa, Ana Cabral.
A programação do webinar conta com a participação da coordenadora de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde, Ana Cabral; do pediatra do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Robério Leite; da farmacêutica e microbiologista no Laboratório Central de Saúde Pública, Thaís Freitas; e da coordenadora estadual de Imunização, Ana Karine Borges.
Não há inscrições nem limite de vagas.
Serviço
Coqueluche: aspectos clínicos, vigilância e imunização.
Data: 21 de agosto de 2024
Horário: 9 horas / on-line https://youtube.com/live/8fDfaRkU08c?feature=share
Mín. 24° Máx. 27°