Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação voluntária e altruísta de sangue, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está com uma nova campanha de incentivo ao gesto solidário. Com o slogan “Para sempre doador – De geração em geração”, a ação ocorre até o dia 30 de junho em alusão ao Junho Vermelho, mês no qual o debate sobre o tema é ampliado. A iniciativa acontece na sede do equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), em Fortaleza, e nas unidades regionais de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá.
Desenvolvida pelo Instituto Pró-Hemo (IPH), a campanha visa convidar pessoas de todas as gerações a se envolverem e incentivar a doação voluntária e altruísta de sangue, mantendo um compromisso com a vida. Além de compartilhar a satisfação e experiência de ser para sempre doador. A ideia é mostrar que a doação pode ser um gesto passado de geração para geração. O projeto reunirá estratégias de marketing nas redes sociais, peças ilustrativas em cartazes, painéis de led, busdoors, ações educativas e blitze de conscientização.
“Convidamos a população cearense a aderir à campanha Junho Vermelho e vestir a camisa da solidariedade. O apoio de empresas e de organizações é fundamental para promover a temática e conscientizar um público maior de voluntários. As pessoas podem mobilizar grupos de amigos para montar sua caravana da solidariedade e ajudar a salvar vidas. A partir de dez candidatos, disponibilizamos um transporte para buscar e deixar os voluntários no local de origem”, reforça a coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima.
Durante o mês de junho, as fachadas de alguns prédios estão sendo iluminadas de vermelho em alusão ao Dia Mundial do Doador. Equipamentos públicos como Hemoce, Sesa, Arena Castelão, unidades do Vapt Vupt, estátua do Padre Cícero, Polícia Federal, prédios do SESI e SENAI, em Juazeiro do Norte, além da estátua do Cristo Redentor, em Sobral, também estão recebendo a cor. Instituições privadas também participam da iniciativa.
Fachada do Hemoce está iluminada de vermelho durante o mês de junho
Em 14 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para celebrar a data, o Hemoce prepara uma programação especial para receber os voluntários, em Fortaleza e no Interior, com ações e serviços de beleza, além de apresentações artísticas e musicais. A data é uma oportunidade para prestigiar e agradecer aos doadores.
Nos dias 12 e 13 de junho, a sede do Hemoce, na capital cearense, vai receber os mascotes e as líderes de torcidas dos times Ceará Sporting Club e Fortaleza Esporte Clube, respectivamente. O Hemoce também vai promover no dia 15 de junho, o encontro do Clube RH Negativo, no qual os doadores serão convidados a participar de um momento explicativo sobre os tipos sanguíneos e a importância da doação voluntária de sangue.
A caravana da solidariedade é um serviço do Hemoce que disponibiliza uma Van para buscar e deixar os doadores que desejam se candidatar à doação de sangue. Com o objetivo de incentivar o hábito de doar sangue entre grupos de voluntários, a caravana fica disponível semanalmente, de acordo com calendário de serviços externos.
Para participar é necessário ter uma quantidade mínima de dez doadores e agendar o horário do seu grupo entrando em contato com o setor de captação de doadores do Hemoce, por meio dos números: (85) 3208-0801/ (85) 99681-7597 (WhatsApp).
Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter de 16 a 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portaro termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal.Os doadores podem agendar um horário pelosite ou pelos telefones de cada unidade.
Em Fortaleza, a população pode doar na sede do Hemoce, na Av. José Bastos, 3390 – Rodolfo Teófilo e no posto de coleta da Praça Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores), na Av. Desembargador Moreira, s/n – Aldeota. No Interior, os voluntários podem fazer doações nas unidades regionais das cidades de Crato, Sobral, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte.