Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (05/06), professores e alunos do Ensino Médio, da Escola Estadual (EE) Professora Eunice Serrano Telles de Souza, localizada no Centro de Manaus, organizaram uma Feira Ambiental com o tema “Mudanças Climáticas”. O evento, que aconteceu na tarde desta quarta-feira, contou com diversas palestras e apresentações.
Com o objetivo de conscientizar os estudantes, a programação da feira incluiu apresentações de música e dança, além de diversas palestras, ministradas pelos próprios estudantes. Algumas das temáticas trabalhadas foram os “efeitos das mudanças climáticas”, o “Fenômeno El Niño” o “Fenômeno La Niña”, “COP 2030”, além de “Soluções para as mudanças climáticas”.
De acordo com a coordenadora do evento, professora Rosinéia da Silva, os alunos acolheram a ideia e se sensibilizaram com o tema, se dividindo por turmas para participar da organização do projeto.
“Estamos tentando trazer, junto com os alunos, essa conscientização, porque são eles que estarão ativos em 2030 e, com certeza, são eles que estarão no comando da nossa cidade em 2050. Nós precisamos trazer essa sensibilização para que haja uma tomada de decisão, seja por meio das políticas públicas, seja por parte de cada cidadão. Eu sempre digo pra eles que todos nós temos responsabilidade”, compartilhou a professora.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
O evento também contou com dois stands, com exposições feitas pelos estudantes, sobre os temas “Bioma Amazônico” e “Metereologia”. Na ocasião, os discentes falaram sobre a importância de diversas plantas e alimentos extraídos da terra.
Um dos alunos, Anthony Vitor, da 3ª série, do Ensino Médio, elucidou a importância da feira e do “Dia Mundial do Meio Ambiente”.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
“O planeta está passando por constantes mudanças, tanto no meio urbano, quanto no meio rural. A grande importância desse evento e desse dia é conscientizar as novas gerações para que elas consigam proteger nosso planeta, implementando projetos sustentáveis e práticos, que reconstruam nosso planeta”, afirmou.
Pensando nas últimas catástrofes climáticas que ocorreram no país, os alunos se reuniram para fazer doações de mantas para as pessoas atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, em abril deste ano. Segundo a gestora da escola, Alice Mafra, a ação foi relevante para levantar o debate sobre a valorização do meio ambiente.
“O projeto foi coordenado pela professora Rosinéia, de Biologia, e todos nós acolhemos. Sentimos a necessidade de falar sobre a valorização do meio ambiente, que implica também na responsabilidade de cada um de nós”, finalizou.