A partir de quarta-feira (22/5), 31 escolas da Rede Estadual de Porto Alegre retomam de forma gradual as atividades após a crise meteorológica que afetou o Estado. Com isso, quase 12 mil estudantes devem voltar às aulas até sexta-feira (24/5) na 1ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que abrange a capital. A 27ª CRE, com sede em Canoas, também iniciou nesta semana a retomada gradativa em 11 escolas dos municípios de Esteio, Sapucaia do Sul e Triunfo.
A definição dos locais que estão em condições de serem reabertos neste primeiro momento resulta de um mapeamento realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) junto à 1ª CRE. As instituições de ensino que voltam às atividades não foram atingidas diretamente pelas enchentes e possuem estrutura adequada para o retorno, com fornecimento de água e energia elétrica. O levantamento levou em consideração a situação de professores, servidores e da equipe diretiva das escolas.
Conforme a secretária da Educação, Raquel Teixeira, o contexto de catástrofe meteorológica é diferente de cenários anteriores de crise, como a pandemia de Covid-19, e exige soluções distintas para o retorno seguro às aulas. “Durante a pandemia, os professores e alunos não vinham para a escola, mas a gente sabia onde eles estavam: fechados em casa. Hoje, ainda que seja uma exceção, em muitas escolas nós não sabemos onde eles estão, pois tanto alunos quanto funcionários perderam suas casas”, explica.
A Seduc orientou as escolas a realizarem atividades pedagógicas de acolhimento a fim de refletir sobre situações que os estudantes podem estar enfrentando diante de uma experiência potencialmente traumática. As estratégias de retomada, que foram encaminhadas para as escolas, enfatizam ações solidárias e o fortalecimento de vínculos da comunidade escolar, priorizando o bem-estar físico e emocional de estudantes e professores.
Além disso, a Seduc segue monitorando, ao lado da Secretaria de Obras Públicas (SOP) e de suas coordenadorias regionais, as questões de infraestrutura das escolas que ainda não retornaram às atividades.
Retorno na quarta (22)
Retorno na quinta (23)
Retorno na sexta (24)
Texto: Ascom Seduc
Edição: Felipe Borges/Secom
Mín. 24° Máx. 27°