Saúde Saúde
Estado conta com mobilização de doadoras para manter bancos de leite materno
O Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno é celebrado nesta terça-feira (21/5). O Dia Mundial da Doação de Leite Humano foi no domingo (19/5...
21/05/2024 15h16
Por: Redação Fonte: Secom RS

O Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno é celebrado nesta terça-feira (21/5). O Dia Mundial da Doação de Leite Humano foi no domingo (19/5). Essas datas têm o objetivo de valorizar e conscientizar a sociedade sobre a importância do leite materno e da amamentação para a saúde dos recém-nascidos e bebês. O leite materno é rico em nutrientes e imunobiológicos capazes de proteger a crinça contra diversas doenças. Por este motivo, o leite humano não pode faltar na rede de Bancos de Leite do Rio Grande do Sul.

Diante da situação de calamidade pública em razão das enchentes, a Secretaria da Saúde (SES), em parceria com a Santa Casa de Misericórdia em Porto Alegre, referência da rede de bancos de leite, está organizando uma estratégia para manter os estoques estáveis. A principal diretriz está na mobilização das doadoras para o reforço da doação.

Os profissionais de saúde são orientados a acolher e apoiar o aleitamento materno, incentivando as mães com filhos e filhas internadas em UTI Neonatais a ofertarem seu leite ao próprio filho. Para as crianças que dependem do leite doado, o incentivo será para que as mulheres doem o excedente ao Banco de Leite Humano (BLH), pois a previsão dos bancos é de que os estoques durem apenas 10 dias.

Até o momento, os bancos de leite conseguiram manter as buscas nos lugares que não foram afetados pelas cheias. Porém, por precaução, a SES solicita às doadoras que continuem fazendo esse gesto solidário e reforça o pedido para que outras mulheres se somem a essa corrente de ajuda humanitária.

Rede de Bancos de Leite no RS

A rede de captação e distribuição no Estado é formada por dez Bancos de Leite Humano e por sete postos de coleta. Apesar das enchentes, todos os bancos da rede estão funcionando. Porém, alguns pontos de coleta estão inoperantes, a exemplo do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, e do hospital do município de Estrela. Atualmente, a captação do leite humano doado é realizada com recursos dos próprios Bancos de Leite Humano. Estima-se que cerca de 30% dos recém-nascidos internados em unidades neonatais se beneficiem da doação de leite humano.

Locais para doação de leite durante a situação de calamidade pública

Texto: Ascom SES
Edição: Camila Cargnelutti/Secom RS