Cultura Cultura
Programa de Incentivo à Cultura retoma aprovação de captação para projetos do setor
Com a criação de um novo painel de transparência do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) , a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) retoma nos pró...
17/05/2024 18h43
Por: Redação Fonte: Secom SC

Com a criação de um novo painel de transparência do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) , a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) retoma nos próximos dias as aprovações de cartas de captação para a ferramenta. Esta era uma demanda desde que o PIC surgiu e, agora, atende às exigências do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. O sistema está em permanente aperfeiçoamento.

Com o novo painel, que está no ar desde o início de abril, é possível fazer uma busca mais detalhada por campos, procurando informações sobre a proposta cultural, os valores captados, as empresas incentivadoras e a prestação de contas. Também pode-se levantar informações por nome, proponente, ano, município, mesorregião, área cultural, e a situação (aprovado ou reprovado). Para ter acesso aos dados, basta preencher os campos desejados e clicar em “Pesquisar”.

Uma das novidades em relação à plataforma usada anteriormente é a possibilidade de consultar os valores aportados e quais as empresas incentivadoras de um projeto. Outra funcionalidade é a pesquisa no mapa. Ao preencher as informações que se deseja consultar, é possível clicar no ícone do mapa e verificar os municípios onde os projetos estão distribuídos em Santa Catarina.

“É a sociedade catarinense que ganha com essas melhorias e ajustes no PIC, com mais transparência para saber onde os recursos estão sendo investidos. O trabalho foi elogiado por técnicos pelo TCE e agora temos esse resultado positivo e muito aguardado pelo setor cultural”, afirma o presidente da FCC, Rafael Nogueira. Conforme trecho do parecer da área técnica do TCE, houve reconhecimento sobre o avanço na divulgação das informações por parte da FCC: “de acordo com o informado nas mesmas reuniões, mostra-se evidente que diante do excelente avanço na divulgação das informações, de acordo com o verificado nas imagens acima, resta dirimida neste ponto a falta de transparência na divulgação das informações.”

Sobre o PIC

O Programa de Incentivo à Cultura (PIC) visa ao fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de dedução fiscal do imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). 

O PIC permite que as empresas contribuintes do ICMS possam patrocinar projetos culturais aprovados pela FCC e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente, na forma e nos limites estabelecidos por lei.

Para que possam receber patrocínios via PIC, os empreendedores culturais catarinenses devem encaminhar seus projetos para a FCC, por meio da plataforma de inscrições. Eles serão analisados por uma comissão especializada. Os projetos que atendam aos requisitos receberão uma Autorização de Captação. 

A empresa contribuinte que deseje apoiar financeiramente um projeto que obteve Autorização de Captação precisa estar com as obrigações fiscais em dia, estar sediada em Santa Catarina e se habilitar como incentivadora no  Sistema de Administração Tributária (SAT), na página da Secretaria de Estado da Fazenda.