Desenvolvimento Social Desenvolviment...
Secretária da Assistência Social participa em Brasília de oficina do Plano Nacional de Cuidados
Foto: Jonas Pôrto / Arquivo / UdescA secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, participa nesta segunda...
22/04/2024 16h50
Por: Redação Fonte: Secom SC

Foto: Jonas Pôrto / Arquivo / Udesc

A secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, participa nesta segunda feira, 22, da Oficina Intergovernamental do Plano Nacional de Cuidados que acontece na Escola de Administração Pública Nacional (Enap), em Brasília.

O intuito do evento é capacitar os gestores públicos para um olhar em relação aqueles que cuidam de outras pessoas como crianças, idosos, pessoas com deficiência, e que muitas vezes acabam sendo invisíveis para a sociedade. “Essa é uma atividade que é um grande desafio e que precisa ter um olhar diferenciado. Em Santa Catarina buscamos cuidar de quem cuida e capacitações são sempre bem-vindas para que possamos melhorar ainda mais a política de Assistência Social aqui no estado e trazer mais desenvolvimento para essas famílias”, disse Maria Helena.

O trabalho de cuidador é algo normalmente associado ao ambiente doméstico e atribuído ao espaço privado, embora seja essencial a um grande contingente de pessoas. Pensando nisso a ideia do evento é mostrar que cuidar é um dever da comunidade, governos, entre outros entes, para diminuir situações de vulnerabilidade.

A Política Nacional de Cuidados

O Marco Conceitual da Política Nacional de Cuidados estabelece os princípios, objetivos e diretrizes da política. Os princípios incluem a universalidade, integralidade, transversalidade e responsabilização social. Os objetivos visam assegurar o direito ao cuidado, promover a corresponsabilização social pelos cuidados, garantir a autonomia e independência das pessoas que necessitam de cuidados, e incentivar o bem-estar e a qualidade de vida de todos.

Já as diretrizes orientam para a promoção da equidade no acesso aos cuidados, o fortalecimento da autonomia e independência das pessoas que requerem cuidados, o desenvolvimento da capacidade de cuidado das famílias e comunidades, a promoção da participação social no cuidado, e o estímulo à inovação e ao desenvolvimento de tecnologias para o cuidado.

Mais informações:
Jornalista: Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail:  ascom@sas.sc.gov.br