Com o objetivo de alertar sobre a importância de boas práticas e condições de saúde na melhoria do desenvolvimento saudável, o Hospital de Câncer do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes Filho” reuniu, neste sábado (13), crianças, jovens e adultos na 2ª edição da Caminhada da Saúde. A ação, realizada pela unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), ofertou diversos serviços e incentivou a prática de atividade física, no Parque do Rangedor, em São Luís.
A conscientização desse assunto é considerada essencial, conforme alerta o diretor geral do Hospital de Câncer do Maranhão, Sérgio Catardo. “A ação faz alusão ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, no qual reforça também a importância da atividade física para promoção da saúde das pessoas. Através dessa caminhada, a gente pode não só beneficiar a saúde das pessoas, como ainda auxiliar uma instituição que realiza ações para crianças em situação de vulnerabilidade, que receberá os alimentos arrecadados durante a inscrição do evento”, frisou.
Os participantes da caminhada doaram um quilo de alimento não perecível que será doado para a Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB).
Na 2ª edição da Caminhada da Saúde, equipes da rede estadual e parceiros na ação orientaram os participantes ofertando teste de glicemia, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, entre outros serviços. O objetivo é cuidar da saúde em todas as fases da vida.
“É a segunda vez que participo da Caminhada da Saúde, valorizando a importância da prática da atividade física e do bem-estar para todos”, destacou a participante do evento, Ivonete da Silva Gomes.
Doação de órgãos
Presente na ação, a equipe da Central Estadual de Transplante (CET-MA), da rede da SES, sensibilizou o público para a necessidade da doação de órgãos e tecidos, além da importância de avisar a família sobre a decisão.
No caso do doador vivo, a pessoa saudável que concorde com a doação de rim ou medula óssea e, ocasionalmente, com o transplante de parte do fígado ou do pulmão para um de seus familiares, é uma potencial doadora. No caso de doadores não parentes, a autorização judicial é necessária.