A atuação de uma frente fria deve provocar chuvas mais intensas em diversas regiões da Bahia a partir desta sexta-feira (20), segundo informações da Climatempo. De acordo com a meteorologia, as precipitações iniciadas no Oeste, Sudoeste e Centro do estado, ganham maior abrangência, avançando para o Sul e Extremo Sul baiano, com volumes superiores a 50 milímetros, acompanhados de raios e ventos intensos que podem chegar a 50 km/h. A previsão indica que o tempo instável deve permanecer nos próximos 10 dias, especialmente nas regiões Oeste, Sul, Centro, Norte e Litoral Sul.
Segundo a Climatempo, “a combinação de umidade elevada com a atuação da frente fria favorece a formação de áreas de instabilidade mais organizadas, aumentando o potencial para acumulados expressivos de chuva e rajadas de vento na Bahia”, ressalta Marcely Sondermann, meteorologista especialista em Clima e Energia da Climatempo.
Diante do cenário, a Neoenergia Coelba reforçou o efetivo de profissionais em campo e no Centro de Operações Integradas (COI), que atua 24 horas no monitoramento do sistema elétrico. A distribuidora alerta a população sobre os riscos envolvendo eletricidade durante temporais.
Chuvas intensas e ventos fortes podem causar impactos na rede elétrica, principalmente devido à queda de árvores sobre a fiação e à incidência de raios. Para garantir maior agilidade no atendimento, o número de eletricistas em campo foi ampliado, podendo ser reforçado conforme a evolução das condições climáticas. Também foi aumentado o contingente de engenheiros e técnicos que atuam no COI.
“O Centro de Operações Integradas (COI) acompanha em tempo real todas as regiões do estado. Reforçamos nossas equipes e estamos preparados para agir com rapidez em caso de ocorrências provocadas pelas condições climáticas adversas”, destaca Pedro Pinho, gerente do Centro de Operações Integradas da Neoenergia Coelba.
Além do reforço operacional, a distribuidora utiliza tecnologias que permitem a recomposição automática e remota do fornecimento de energia em diversos pontos da rede, reduzindo o tempo de restabelecimento. O plano de contingência também prioriza o atendimento a serviços essenciais, como hospitais, postos de saúde, escolas, órgãos de segurança pública e clientes cadastrados que utilizam equipamentos elétricos para sobrevivência.
Orientações de segurança
· A Neoenergia Coelba reforça que os cuidados com a eletricidade são fundamentais durante temporais:
Canais de atendimento Neoenergia Coelba
Central telefônica gratuita: 116
WhatsApp: (71) 3370-6350
Aplicativo Neoenergia (Android e iOS)
Site: www.neoenergia.com