Cidades Santa Bárbara
Operação limpeza: Agentes de limpeza realizam operação especial para a festa de Santa Bárbara
O festejo a padroeira dos Bombeiros acontece nesta quinta-feira (4), na capital baiana.
03/12/2025 19h53
Por: Herbert Rodrigues Fonte: Secom PMS
Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Com uma equipe especial composta por agentes de limpeza, um caminhão-pipa para lavagem e oito agentes de varrição, a Limpurb realizou um mutirão nesta quarta-feira (3), no Largo do Pelourinho. A ação ocorre na véspera dos festejos de Santa Bárbara, nesta quinta (4).

 

A iniciativa do órgão municipal envolveu serviços como sacheamento, lavagem de vias e varrição. A operação de limpeza ocorre com a coleta noturna e diurna, a partir das 6h e 22h, respectivamente, acompanhada por caminhões compactadores. Além disso, a varrição ocorre diariamente, durante manhã e tarde, e plantão nos fins de semana.

 

Em casos de grandes eventos, o mutirão de limpeza acontece antes e depois com reforço das equipes para coleta dos resíduos nas ruas.

 

“Realizamos diariamente a limpeza do Centro Histórico, para preservar esse patrimônio e garantir um ambiente agradável para baianos e turistas. Para os festejos de Santa Bárbara, reforçamos as ações de lavagem, sacheamento e varrição, preparando o local para a celebração. Destacamos que a Limpurb atua antes, durante e após os grandes eventos, assegurando que todos encontrem a cidade bem cuidada. Pedimos que a população colabore, descarte os resíduos corretamente e ajude a manter a cidade limpa”, comentou o presidente da Limpurb, Carlos Augusto.

 

Vânia Correia, de 40 anos, é veterinária e vive em Divinolândia, São Paulo, mas planeja vir morar em Salvador em breve. “Estou adorando Salvador, inclusive deixei de ir embora no final de semana para curtir a festa de Santa Bárbara. Aqui é uma cidade diferente, com pessoas sempre de sorriso aberto”, disse.

 

Festa religiosa - Considerada a senhora das tempestades e trovões, além de padroeira dos bombeiros e dos mercados, Santa Bárbara é celebrada na Bahia em clima de sincretismo religioso - com a orixá Iansã -, com festa realizada sempre no dia 4 de dezembro, pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, cobrindo o Centro Histórico com a cor vermelha.

 

A festa tem início às 6h, com a alvorada de fogos, seguida da salva de clarins, às 7h, e da missa campal, às 8h, no Largo do Pelourinho.