O cadastramento de vendedores ambulantes para atuação nas festas populares de Salvador já alcançou 7.910 inscritos desde a abertura do processo, que segue até 16 de outubro. Mais uma vez, as inscrições ocorrem de forma totalmente online, no site www.sca.salvador.ba.gov.br.
Segundo a Prefeitura, a inscrição direta através do site é a melhor opção, para evitar aglomerações nas unidades das Prefeituras-Bairro, nas quais quem não tem acesso à internet pode obter apoio para o cadastramento.
Os ambulantes interessados devem apresentar, no ato da inscrição, comprovante de residência, documento de identidade original e, se for o caso, certificados dos cursos de capacitação já realizados. Vale lembrar que a inscrição permite concorrer a mais de um evento, como Festival Virada, Lavagem do Bonfim, Festa de Iemanjá, Lavagem de Itapuã, Carnaval e as festas que o antecedem, como Fuzuê, Furdunço, Melhor Segunda-Feira do Mundo e Pipoco. No total, serão disponibilizadas 9 mil vagas.
A Secretaria Municipal de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB) reforça que a seleção dos ambulantes que trabalharão nas festas só acontece após o encerramento do prazo de inscrição, por meio de um sistema de pontos. O modelo é adotado desde 2023. A lista final de selecionados será divulgada em 1º de dezembro.
O titular da SACPB, Luciano Sandes, afirmou que as Prefeituras-Bairro já realizaram quase 1,9 mil inscrições desde a abertura do processo. “O cadastro dos ambulantes pode ser feito pelo site, mas muitas pessoas, principalmente aquelas que não têm acesso fácil à internet, preferem procurar as unidades das Prefeituras-Bairro. Só na primeira semana, ultrapassamos 1.880 atendimentos presenciais, o que mostra a confiança da população no nosso trabalho e reforça a importância da Prefeitura-Bairro estar sempre de portas abertas para acolher e orientar quem precisa”, disse o secretário.