Utilidade pública Dicas
Empresa de distribuição de energia dá dicas sobre os perigos de fazer “gato de energia”
Além de ilegal, a realização de ligações clandestinas de energia representa riscos para a população e ao fornecimento de energia
15/09/2025 16h33
Por: Herbert Rodrigues Fonte: Neoenergia Coelba
Foto: Neoenergia Coelba

O furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, pode provocar uma série de prejuízos à sociedade. O maior risco desta prática ilegal é a possibilidade de acidente com a rede elétrica, que pode acontecer com quem comete o crime e também com toda a sociedade. Para combater estas situações, a Neoenergia Coelba já removeu, de janeiro a agosto de 2025, cerca de 81 mil ligações clandestinas na Bahia. Além disso, a Neoenergia Coelba alerta para os perigos ocultos dessas gambiarras, que vão além do aparente desrespeito à lei.

 

Os "gatos de energia" consistem em ligações clandestinas que são realizadas à revelia da distribuidora, por profissionais não habilitados e sem seguir os padrões de segurança para alimentar residências, estabelecimentos comerciais ou outras instalações. Entre os riscos, destacam-se: choque elétrico, incêndios e sobrecargas na rede elétrica.

 

A manipulação inadequada de cabos elétricos pode resultar em choque, levando a lesões graves ou fatais. Por ser realizado por pessoas não qualificadas e autorizadas, a fiação pode ficar exposta e representar riscos para toda a comunidade. Essas ligações frequentemente envolvem conexões precárias e inadequadas, o que aumenta significativamente o risco de incêndio, ameaçando vidas e propriedades.

 

A rede elétrica construída pela Neoenergia Coelba segue rigorosos critérios técnicos e de segurança, levando em consideração a dimensão da energia consumida na localidade. O uso não regulamentado de eletricidade sobrecarrega a rede elétrica, causando interrupções no fornecimento de energia ruas, bairros e até cidades inteiras.

 

A Neoenergia Coelba reforça que a única maneira segura e legal de obter energia elétrica é por meio de um contrato regular com a distribuidora. O sistema de distribuição de energia só deve ser acessado por profissionais autorizados e qualificados. Qualquer suspeita de ligações clandestinas deve ser reportada imediatamente às autoridades competentes ou à própria Neoenergia Coelba, de maneira anônima, através da central gratuita de atendimento 116 ou pelo site da Neoenergia.

 

O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática. Ou seja, o infrator que está realizando o “gato” de energia põe a sua vida em risco e pode ser preso pela prática ilegal.

 

Campanha de segurança

 

Com o objetivo de reforçar a importância da segurança com a rede elétrica e alertar a população sobre os riscos de acidentes, a Neoenergia está com a campanha “Amigo de verdade” no ar. A ação é protagonizada por Max, um vira-lata caramelo que contracena com o eletricista da Neoenergia Coelba, Felipe Cunha, em situações do cotidiano, ajudando a transmitir orientações de forma leve, mas com uma mensagem séria e urgente.

 

O último vídeo da campanha foi sobre os riscos das ligações clandestinas e pode ser visto nas redes sociais da empresa (@neoenergia_oficial).