Animal Vacina Antirrábica
Mata de São João: Cães e gatos recebem vacinação antirrábica no município
A vacinação para os pets deu-se início nesta segunda-feira (18).
18/08/2025 19h59 Atualizada há 2 dias
Por: Herbert Rodrigues Fonte: Ascom Mata de São João
Foto: Tiago Neris

A Prefeitura de Mata de São João, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), iniciou nesta segunda-feira (18) a Campanha de Vacinação Antirrábica. A ação acontece na Sede, Zona Rural e no Litoral do município e segue até 30 de setembro. O ponto alto da mobilização será o Dia D da vacinação, marcado para o dia 30 de agosto, quando todo o município será contemplado.

 

Até esta semana, as equipes de agentes de saúde deverão percorrer os bairros Diamante, Caboré e Monte Líbano. No Litoral, a vacinação está sendo realizada em Sauípe e seguirá até a próxima sexta-feira (29). Logo no primeiro dia da campanha, os profissionais saíram às ruas com caixas térmicas, pranchetas e cartões de vacina, sendo recebidos de forma atenciosa pelos tutores. A vacinação acontece de porta em porta e cada animal tem seu cartão de vacina atualizado com nome, data e registro da dose. Nos casos em que o pet não possui cartão de vacina, um novo é emitido no momento da aplicação.

 

Um suporte sonoro acompanha os agentes e anuncia a chegada da equipe na rua, recurso que tem facilitado a identificação dos profissionais e contribuído para a organização das famílias. Durante as visitas, muitos tutores não apenas colaboraram com a vacinação, como também demonstraram carinho e gratidão pelos trabalhadores da saúde. “É um cuidado rápido, simples, mas que traz segurança para toda a família. Essa vacina é importante para todos”, destacou uma moradora da Rua 24 de Outubro, após vacinar seu gato.

 

A SESAU reforça que os animais que receberem a primeira dose deverão retornar para a dose de reforço após 30 dias. Caso o animal não seja vacinado durante a visita, o responsável deve entrar em contato com a Secretaria ou comparecer à unidade de saúde mais próxima para agendar a vacinação. A equipe ainda alerta que o roteiro pode sofrer alterações devido a chuvas, atrasos ou outros imprevistos da natureza.

 

“A prevenção contra a raiva é fundamental tanto para os animais quanto para seus tutores. A doença, quando apresenta os primeiros sintomas, não têm cura. Por isso, precisamos proteger nossos pets e também a nós mesmos. Contamos com a colaboração dos responsáveis para que, juntos, possamos vacinar o maior número de animais possível e realizar um trabalho de excelência. É importante que os donos mantenham cuidado e cautela, segurando seus animais no momento da aplicação, garantindo a segurança do pet e da equipe”, destacou o agente de saúde Manoel Junior.