Saúde Agosto dourado
UBS do Gravatá adere campanha Agosto Dourado e oferece conhecimento a gestantes da localidade
As novas mamães puderam aprender sobre nutrição e boa alimentação no período de amamentação.
15/08/2025 09h31
Por: Herbert Rodrigues Fonte: Ascom Camaçari
Foto: Patrick Abreu

Com atividades contínuas, o projeto Gestando com Amor da Unidade Básica de Saúde (UBS) Gravatá aderiu à campanha Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno. Na tarde desta quinta-feira (14), durante o encontro, que é realizado mensalmente, o grupo de gestantes pôde conhecer mais sobre o tema.

 

Na oportunidade foram abordados aspectos como: recomendações nutricionais para as mães gestantes, a importância da nutrição na amamentação, alimentos que devem ser evitados durante a amamentação, fases do leite materno, pega correta e cuidados com as mamas. A ação ainda envolveu atividade da pega e orientações para ordenha, além da entrega de material informativo e brinde.

 

A coordenadora do projeto é a enfermeira da unidade, Gleice de Oliveira Santos, que também tem formação em obstetrícia, e explicou como funciona o grupo que tem como objetivo promover educação em saúde. “Temos uma quantidade muito importante de gestantes aqui na unidade, nas duas equipes. E aí, nós idealizamos o grupo, justamente para trazer temas importantes e trocar experiência”, afirmou ao citar outras ações realizadas, como jogo do tabuleiro de pré-natal e tarde de cinema. O próximo encontro, como adiantou Santos, será com uma pediatra sobre cuidados com recém-nascido.

 

Diversos aspectos sobre o aleitamento foram tratados pela palestrante, a nutricionista da UBS, Geisa Figueiredo. Conforme ressaltou a especialista, uma alimentação saudável garante às mães uma produção de leite rica em nutrientes, ofertando quantidade e qualidade adequada para a necessidade do bebê.

 

“Com relação ao desenvolvimento do bebê, é um leite materno que é ideal para os primeiros seis meses de vida, fornecendo todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. Também tem a questão da prevenção de doenças, onde a amamentação ajuda a proteger o bebê contra doenças, infecções respiratórias, diarreia, alergia, obesidade, segundo a OMS [Organização Mundial da Saúde]”, destacou.

 

Com três meses da primeira gestação e mãe de primeira viagem, a cabeleireira Glória Elen Santos Vieira, 25 anos, falou sobre o que aprendeu. “Principalmente sobre a pega do bebê, porque já ouvi muitos relatos de muitas pessoas que acabam até se machucando, eu tinha muito medo sobre isso, aprendi bastante, creio que não vai acontecer comigo”, completou. A mamãe ainda destacou o trabalho do grupo. “É bom demais, faço até questão de vir porque é muito bom, a gente tem um momento só nosso, diferente”, afirmou.

 

Opinião compartilhada pela dona de casa Ariane Santos da Silva, 26 anos, grávida de seis meses do segundo filho. “Eu sou mãe de segunda viagem, mas tinha coisas também que ainda não tinha experiência. Às vezes a gente pensa que é mãe de segunda viagem, pensa que não precisa, mas cada gestação é diferente”, disse.

 

Além da UBS Gravatá diversas unidades de saúde realizam atividades em alusão ao Agosto Dourado. Somente esta semana ações aconteceram na Unidade de Saúde da Família (USF) Santo Antônio, USF Gleba B e na UFS Phoc III.