Educação Pojuca
Estudantes da Fundação José Carvalho participam de evento promovido pelo Sebrae
A última edição do Desafio Liga Jovem reuniu cerca de 4.500 jovens.
13/08/2025 20h01
Por: Herbert Rodrigues
Crédito: Cristóbal Fraga

Estudantes da Fundação José Carvalho estão participando de mais uma edição do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae, apresentando um projeto inovador que une tecnologia, educação e criatividade: o Interverso, uma plataforma no Metaverso que oferece uma experiência imersiva, permitindo que jovens explorem diferentes profissões antes de definirem seu caminho profissional. Esse é um dos 43 projetos da Fundação inscritos no desafio.

 

A iniciativa nasceu do desejo de tornar a orientação profissional mais interativa e prática, ajudando adolescentes a identificarem suas afinidades por meio de simulações de atividades e rotinas profissionais no ambiente virtual, ampliando as possibilidades de escolha para o futuro.

 

Professor de História e Iniciação Científica da Fundação, Delmaci Ribeiro, orienta os alunos nesse desafio, que faz parte de um trabalho mais amplo voltado para incentivar os estudantes a desenvolver soluções tecnológicas para problemas reais de suas comunidades. “No componente de Iniciação Científica, os alunos identificam problemas, desenvolvem projetos e apresentam soluções usando aplicativos, sites e jogos. Os melhores trabalhos avançam para a segunda fase”, explica.

 

Essa experiência tem raízes no histórico da Fundação em competições de inovação. No ano passado, uma equipe orientada por Delmaci conquistou o primeiro lugar no concurso Ideias Inovadoras com o projeto MUVILIH, Museu Virtual de Literatura e História, foi premiada com uma viagem ao Japão.

 

Campeões no Desafio Jovem Empreendedor 2024

 

Também em 2024, estudantes do Colégio Técnico Mário Barbon, mantido pela Fundação José Carvalho em Pojuca, conquistaram o primeiro lugar nacional na categoria Ensino Médio Regular do Desafio Jovem Empreendedor do Sebrae, que reuniu 4.500 participantes.

 

A equipe “Três é Demais”, composta por Cailane Queiroz, Giulia Brito e Ana Flávia Souza, geriu uma produtora audiovisual e produziu um curta-metragem. Eles se destacaram nas áreas de marketing, gestão e finanças, alcançando o topo do ranking estadual antes da etapa final nacional.

 

O desafio, que teve como tema “Economia Criativa e Indústria Audiovisual”, exigiu dos estudantes criatividade, inovação e habilidades tecnológicas para administrar todos os setores da empresa virtual. Além da “Três é Demais”, outra equipe da Fundação, a “Tri logos”, composta pelos estudantes Fernanda Lima, Ester Freitas e Brenda Soares, também se destacou como vice-campeã estadual.

 

50 anos de transformação social pela educação

 

Em julho deste ano, a Fundação José Carvalho completou 50 anos de uma trajetória dedicada a transformar vidas por meio da educação. Criada pelo empresário e filantropo José Carvalho, a instituição tem como missão oferecer ensino de qualidade e formação integral a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no interior da Bahia.

 

Ao longo dessas cinco décadas, mais de 100 mil pessoas foram beneficiadas por uma proposta pedagógica que ultrapassa o conteúdo curricular tradicional. Nas unidades da Fundação, os alunos têm acesso a atividades esportivas, culturais e socioeducativas, como os projetos Tons do Amanhã e Um Campeão na Escola, além de infraestrutura de excelência e acompanhamento multidisciplinar.

 

Além do ensino básico, a Fundação desenvolve projetos que ampliam a jornada dos estudantes da rede pública, com reforço escolar, formação cidadã e estímulo ao protagonismo juvenil. Sua proposta pedagógica integrada valoriza a interação social, histórica e cultural, preparando os jovens para os desafios do presente e para construir um futuro mais justo, humano e solidário.