A formação de pastagens de alta qualidade é uma das estratégias mais eficientes para elevar o desempenho da pecuária nacional. Além de melhorar significativamente o rendimento do rebanho, pastos bem estabelecidos suportam uma elevada carga animal, permitindo a ampliação das taxas de lotação e proporcionando maior desempenho aos animais, uma vez que além de mais produtividade apresentam melhor valor nutritivo também. Como bônus, ainda há ganhos expressivos na saúde do solo.
Contudo, alcançar esses benefícios exige o uso de sementes forrageiras com alto padrão de qualidade. Atenta a essa demanda, a SBS Green Seeds — empresa nascida da joint venture entre a Semembrás e a Boa Safra — apresenta ao mercado a tecnologia ProMax, uma solução exclusiva para a formação de pastagens mais eficientes, produtivas e sustentáveis.
O grande diferencial da linha está no seu revestimento com polímero exclusivo, que proporciona um Peso de Mil Sementes (PMS) menor, quando comparado a outros produtos disponíveis no mercado. Isso se traduz em maior número de sementes por quilo e excelente fluidez de plantio, melhorando a plantabilidade e o desempenho da semeadura.
Segundo, Hemython Luis Bandeira do Nascimento, engenheiro agrônomo, doutor em Zootecnia e gerente de P&D e Inovação da SBS, o tratamento ProMax apresenta ótima aderência e elevada resistência, mantendo a integridade do revestimento mesmo diante de choques mecânicos ou contato com água. “Essa tecnologia protege a semente até o momento da germinação. Além disso, a camada polimérica regula a absorção de água, permitindo que a semente germine apenas quando houver condições adequadas, o que é fundamental em regiões sujeitas a veranicos”, destaca o especialista.
As sementes da linha ProMax são formadas por lotes criteriosamente selecionados, livres de impurezas, sementes chochas e contaminação varietal. O resultado é um valor cultural superior a 80%, garantindo 100% de sementes de qualidade na propriedade. Além disso, todas elas recebem tratamento industrial com fungicida e inseticida, o que proporciona proteção contra pragas e patógenos desde o armazenamento até o estabelecimento da lavoura.
Benefícios que vão além da pecuária
Desenvolvida especialmente para sistemas pecuários, a tecnologia ProMax também apresenta resultados expressivos em sistemas integrados, como o Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Nesse contexto, as pastagens exercem papel estratégico. Contribuem diretamente para a recuperação de áreas degradadas, melhorando a estrutura física do solo, a infiltração de água e o acúmulo de matéria orgânica. “Com isso, o produtor conquista maior eficiência produtiva, viabilidade econômica e um sistema mais resiliente às mudanças climáticas”, diz o gerente de P&D e Inovação da SBS.
Ao colocar em prática a ILPF, a fazenda passa a ter a diversificação de receitas com a produção, por exemplo de carne, leite, grãos, madeira, o que amplia o sequestro de carbono, especialmente quando há presença de árvores e cobertura vegetal contínua. Também promove redução da erosão, controle da degradação ambiental e o aumento da produtividade por hectare com menor impacto ambiental. “Com a ProMax, o produtor rural tem nas mãos uma tecnologia que alia inovação, segurança e sustentabilidade, alinhada aos princípios da agricultura regenerativa e às demandas de um agro cada vez mais eficiente e responsável”, destaca o especialista.
Soluções completas para o campo
A SBS disponibiliza um portfólio completo de sementes forrageiras — incluindo Brachiarias, Panicuns, milheto, sorgo forrageiro, plantas de cobertura, entre outras — voltadas para diferentes realidades produtivas e regiões do Brasil.
Com mais de 60 representantes técnicos especializados e atuação em 100% do território nacional, a empresa conta com uma infraestrutura robusta de beneficiamento, armazenamento e logística, agora também integrada aos CDs e UBSs da Boa Safra, reforçando sua posição como uma das maiores estruturas do segmento forrageiro no país.