Cidades Vereadores
Vereadores de Camaçari participam de celebração da passagem do Fogo Simbólico em Camaçari
O presidente da casa municipal declarou que todos os vereadores estão unidos em defesa da causa.
30/06/2025 20h02
Por: Herbert Rodrigues Fonte: Dicom Câmara de vereadores de Camaçari
Foto: Juliano Sarraf

Pelo terceiro ano consecutivo o município de Camaçari participa do roteiro da passagem do Fogo Simbólico em comemoração às lutas que resultaram na Independência do Brasil na Bahia no 2 de julho de 1823. Para este ano o tema escolhido foi "Camaçari é Recôncavo Norte", recebendo o Fogo Simbólico no incício da tarde dessa segunda-feira (30/06) após sua passagem pelos municípios de Mata de São João e Dias d'Ávila.

 

O trajeto no município começou na rotatória entre a BA-512 e a Via Axial, na entrada da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e seguiu em direção à Prefeitura Municipal de Camaçari, ponto de concentração do ato simbólico, passando por algumas das principais ruas do distrito sede do município.

 

A Câmara Municipal de Camaçari se fez presente neste momento de comemoração e homenagem aos guerreiros e guerreiras que lutaram pela independência do país há mais de 200 anos. Para o vereador e presidente da Casa, Niltinho Maturino (PRD), esta é uma data importante para o município. “Agradeço ao meu amigo Diego Copque pela sua luta para incluir Camaçari no roteiro das lutas pela Independência do Brasil na Bahia pelo 3º ano consecutivo. Nesses momentos, todos os 23 vereadores estão unidos e quem ganha com isso é o povo da nossa cidade”, afirmou.

 

O vereador Tagner Cerqueira (PT) também agradeceu ao historiador Diego Copque pelo resgate dessa historia que levou à inclusão de Camaçari na rota da independência. “Camaçari é uma cidade importante que participou e contribuiu para a independência da Bahia e para nós é um momento de muita felicidade por participar desse momento histórico para nosso Estado e país", declarou.

 

Para o historiador e escritor Diego Copque, sem a história e o estudo historiográfico não seria possível esse momento de resgate e reparação histórica. “Ressaltando que 200 anos se passaram da consolidação da independência do Brasil na Bahia para que nós pudéssemos reivindicar essa reparação histórica”, explicou.

 

Após as respectivas homenagens de algumas das autoridades presentes no ponto de concentração na prefeitura, o Fogo Simbólico continuou sua jornada em direção ao município de Lauro de Freitas, por onde passará até chegar em Simões Filho, para finalmente chegar ao bairro do Pirajá, em Salvador, e se integrar ao circuito tradicional do desfile do 2 de Julho.