Cidades Arembepe
Carnaval de Arembepe inicia com brilho e magia do público presente
Com apresentações de grupos culturais e bandas, a Virada do Carnaval segue com shows até a madrugada.
04/03/2025 19h56
Por: Herbert Rodrigues Fonte: Ascom Camaçari
Fotos: Emile Lira

O clima de festa e tradição tomou conta da Rua Direta de Arembepe, na manhã desta terça-feira (4), com o início da Virada do Carnaval, promovida pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Cultura (Secult). O evento começou com um cortejo vibrante, reunindo grupos culturais, blocos e manifestações populares, que desfilaram da entrada da localidade até a Praça das Amendoeiras, resgatando e valorizando a identidade cultural local.

 

Com a participação de diversas expressões artísticas, o cortejo contou com apresentações do Grupo de Capoeira Porto da Barra. Para Nilzan Souza, conhecido como Contramestre Ni, levar cerca de 30 capoeiristas para o desfile foi motivo de orgulho. “Para mim, está sendo o máximo! É uma honra participar dessa festa e mostrar a capoeira, que é parte da cultura baiana. Fortalecer esse evento com a nossa arte é muito gratificante”, afirmou.

 

O grupo Chegança Masculina de Arembepe, com mais de 100 anos de história, também fez sua estreia no Carnaval. “A chegança é uma tradição cultural popular. Estamos felizes por participar desse momento e apresentar nossa cultura para quem ainda não conhece”, disse Robson de Almeida, representante do grupo.

 

Também desfilaram os blocos Sucuiú, as Marieles, Pela Esquerda é Mais Gostoso, os grupos Mascarados de Parafuso, Burrinha Preciosa e Samba Caboclo de Parafuso, Charanga Caraípa e Raizes da Terra, bem como a artista circense Dalila Assis e mini trio com o DJ West.

 

Para o público, a experiência tem sido marcante. A auxiliar administrativa Elizangela Sá, que veio de Simões Filho para curtir o feriado em Arembepe, se encantou com a novidade. “Eu estou amando! Todo feriadão eu estou aqui, mas nunca tinha visto esse cortejo. É o primeiro e eu já estou gostando de tudo. Segui a fanfarra, que é o que mais gosto, e ainda tem mais festa à noite, estarei lá até de madrugada!”, contou animada.

 

A proposta da Virada do Carnaval, segundo a secretária da Cultura, Elci Freitas, é ampliar a experiência carnavalesca na cidade de forma inovadora e inclusiva. “Queremos enriquecer o Carnaval de Camaçari, promovendo um evento que fortaleça o turismo cultural, valorize os artistas locais e aumente a participação da comunidade. A Virada foi pensada para dar protagonismo aos talentos de Camaçari e conectar o público com nossa diversidade cultural”, destacou.

 

A programação segue ao longo do dia com atrações musicais, apresentações teatrais e atividades culturais. No período da tarde, a Praça Tia Deja recebe shows e intervenções artísticas, enquanto à noite o Palco Principal, na Praça Salustiano Santiago de Souza, será palco de grandes apresentações, incluindo o show da banda Samba com Elas, que comandará a virada para a madrugada de Quarta-feira de Cinzas.

 

O espaço do Palco Principal ainda terá a presença da “Feira Maré Criativa”, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), a partir das 14h. Por lá, o público poderá visitar e interagir com os comerciantes locais.

 

A Virada do Carnaval foi contemplada pelo edital da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur) 2025.

 

Confira, a seguir, a programação:

 

Palco Secundário – a partir das 14h (Praça Tia Deja)

 

Apresentação teatral com Brunele Moraes e Frankilin Gentil – 14h

 

Jorginaldo e Banda – 15h

 

Apresentação musical com Abraão e Salomão – 17h

 

Coletivo Kmaça Hip Hop e DJ Thandera – 19h

 

Ações em paralelo:

 

Pintura de rosto, com Edileusa Santina

 

Penteados afro, com Estúdio Eta Mulher Preta

 

Exposição de artesanato – Coletivo da Aldeia Hippie de Arembepe

 

Exposição de artesanato – Coletivo Raízes da Terra

 

Palco Principal – 18h (Praça Salustiano Santiago de Souza)

 

Edy Xote – 18h

 

Simpa – 20h

 

Nadja Meireles – 22h

 

Samba com Elas- 0h

 

DAI – 0h40

 

Filé de Camarão – 2h