O sistema de reconhecimento facial é uma tecnologia que é utilizada pela Polícia Militar da Bahia, que identifica pessoas através dos traços do rosto, em tempo real. A sua eficácia é comprovada em 95% dos casos de videomonitoramento.
A Bahia lidera entre os estados do pais com maior investimento na tecnologia. O Governo do Estado investiu mais de R$ 720 milhões na tecnologia que vem auxiliando aos PM’s em seu trabalho.
Em Camaçari, ao todo, são nove câmeras espalhadas pela cidade, que fazem o trabalho de vigilância e vem mostrando que realmente a tecnologia veio para facilitar as ações da segurança pública. Várias prisões vem acontecendo com o auxílio deste mecanismo de inteligência artificial.
No Centro Comercial da cidade, o monitoramento é diário. Neste domingo(16), aconteceu mais uma prisão, a partir do reconhecimento facial. Um suspeito com mandato de prisão em aberto foi identificado e os agentes de segurança do espaço foram acionados para efetuar a abordagem ao suspeito. Uma viatura da Polícia Militar foi acionada, e o mesmo foi conduzido para sem tomadas as medidas cabíveis.
Até o fechamento desta matéria, não obtivemos informações sobreo delito no qual o suspeito foi enquadrado.