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Estudantes matriculados na modalidade EJA participaram das atividades do ano letivo 2025

A modalidade contempla alunos que não tiveram oportunidade de concluir a educação básica.

Por: Herbert Rodrigues Fonte: Ascom GOV BA
13/02/2025 às 17h14
Estudantes matriculados na modalidade EJA participaram das atividades do ano letivo 2025
Foto: Ascom / GOVBA

Mais de cem mil estudantes que estão matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede estadual de ensino da Bahia iniciaram, nesta quarta-feira (12), as atividades do ano letivo de 2025. Em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues participou da aula inaugural no Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí. O evento trouxe como tema “Educação sustentável, inovadora e focada no aprendizado”.

 

O EJA é uma modalidade de ensino voltada para jovens e adultos (a partir de 15 anos) que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica na idade regular, assegurando-lhes a permanência e a continuidade dos estudos. De acordo com o chefe do executivo, a formação busca garantir o direito à educação para pessoas com experiências diferenciadas de vida e de trabalho.

 

“Fizemos questão de celebrar hoje a abertura do ano letivo da educação para jovens e adultos, que tem um significado muito importante. Às vezes, a própria estrutura da educação, não oferece a oportunidade do ensino na idade certa ou o jovem não consegue acompanhar as aulas por diversos motivos, seja trabalho ou questões pessoais. Então, nós como Estado, temos essa obrigação, de fazer uma busca ativa, atrair e garantir o ensino para todos eles”, sinalizou o governador. Jerônimo pontuou ainda que os alunos do turno da noite também têm acesso à alimentação escolar. 

 

Há 36 anos, Cristiane da Silva concluiu o ensino médio e agora, volta para a sala de aula para participar do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em Segurança do Trabalho. A estudante, que aos 55 anos já é avó, foi recebida pelo governador durante o jantar de boas-vindas.

 

“Estou impactada, porque eu não esperava chegar aqui e ter uma receptividade tão boa como essa, e ainda nessa estrutura tão maravilhosa. Não imaginava que o ensino público estava tão bom assim, com tecnologia, refeição”, contou Cristiane que disse ainda estar animada para concluir o curso e retornar ao mercado de trabalho com outros conhecimentos.

 

Alcance do EJA na Bahia

Com alcance nos 27 Territórios de Identidade e em 412 municípios, mais de cem mil estudantes foram matriculados em 2025, o que representa um aumento de cerca de 15% em relação a 2023. A busca ativa da SEC por estudantes, acompanhamento e formação foi o agente norteador para esse marco.

 

“Fizemos um chamamento daqueles que não estudaram na idade adequada, por questões sociais diversas, por falta de oportunidade. Também faz parte dessa mobilização, investimentos na infraestrutura física, na formação de professores, na alimentação dos estudantes. Após o trabalho, eles contam com um jantar especial aqui na escola. Depois, ainda podem fazer um curso técnico profissional”, afirmou a secretária da Educação Rowenna Brito.

 

O EJA é ofertado nas unidades escolares estaduais e ainda nas unidades prisionais e comunidades de atendimento socioeducativo, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC).

 

Projeto de lei enviado à Alba

O governador Jerônimo Rodrigues enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de lei que pretende instituir o Programa Bahia Alfabetizada. O objetivo da matéria é que o Estado ofereça “cooperação técnica, pedagógica e financeira aos municípios baianos, garantindo os recursos suficientes e necessários para a alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos”, concluiu o chefe do executivo.

 

Ainda de acordo com o governador, o programa visa assegurar o acesso, a permanência e a continuidade dos estudos na Educação Básica, contribuindo para a redução das desigualdades sociais provenientes da ausência da escolarização.

 

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