A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Camaçari, representado pelo presidente Dr. Eduardo Requião, lançou na última quinta-feira(6), o edital de seleção para as Comissões Temáticas da Subseção, que visa ampliar a democratização de acesso a ordem e ampliar o apoio aos trabalho advocatícios.
Serão sessenta e uma Comissões disponíveis para inscrição, entre elas estão algumas de maior exigência em quantitativo de atividades como: Comissão dos Juizados Especiais, Comissão da Mulher Advogada, Comissão da Promoção da Igualdade Racial, Comissão de Direito do Trabalho, Comissão do Direito do Consumidor e Comissão de Direito Previdenciário, além de outras comissões que estão listadas no edital.
Pelos tramites normais de execução, as comissões são nomeadas pelos advogados e a gestão que comada a Ordem, dar o título ao indicado. À atual gestão liderada por Dr. Eduardo Requião, que está em seu segundo mandato, lançou o presente edital de forma inovadora e pioneira no município, com abertura à participação de advogados, advogadas e pessoas civis que tenham amplo conhecimento e interesse em contribuir nas comissões apresentadas. O convite está aberto as todas as Subseções que integram a Camaçari, que é o caso de Dias d’Ávila, Mata de São João, Madre de Deus e Itanagra.
Em declaração feita ao jornalista Herbert Rodrigues, da InforBahia, o presidente Dr. Eduardo Requião ressaltou sobre a ideia principal de abrir o espaço para pessoas comuns poderem participar das atividades da casa. “Possibilitar a sociedade a conhecer mais os seus direitos, possibilitar a sociedade a compreender que uma sociedade informada constitui-se numa sociedade que é ciente nos seus direitos, das suas obrigações, dos seus deveres, de tudo aquilo que possa vim significar algum tipo de atraso para esse cidadão. Quanto mais a sociedade é bem informada, menos existem chances de pessoas mal intencionadas prevalecerem sobre elas. Isso é fruto de uma reflexão do nosso grupo, que a gente quanto pessoas entende que precisa ser feito” disse ele.
Ainda em sua fala sobre a ideia principal da participação popular, o presidente respondeu que quer tornar a OAB Camaçari uma entidade acessível de todos. “Isso é reflexo das boas práticas que a gente enxerga de gestão, do princípio de abertura da entidade para o mundo, para a sociedade, para seus membros e tambem dentro dessa dimensão coletiva que à OAB, meta individual, transe individual de estar ao lado da sociedade” ressaltou Dr. Eduardo Requião.
O processo de seleção acontecerá a partir dos presidentes que irão escolher as pessoas de acordo ao seu perfil preenchido na ficha de inscrição, podendo ao inscrito escolher mais de uma área de interesse de atuação. Não tem uma quantidade exigida de pessoas ou limite de inscrição. Válido ressaltar, que as pessoas selecionadas não terá nenhum benefício financeiro, são nomeações honorificas.
O edital está disponível para aqueles que tenham interesse, no mural do prédio da OAB Subseção Camaçari ou se preferir, clica no link. Já o formulário de inscrição para participação do edital, está disponível no e-mail: camacari@oab-ba.org.br , ou se preferir, clica aqui. O formulário preenchido deve ser enviado para o e-mail mencionado acima ou entregar presencialmente no prédio da OAB Subseção Camaçari, localizado na Rua Delegado Clayton Leão, s/n, centro, Camaçari – BA. Para maiores informações pode entrar em contato pelo telefone 71 3622-1480.
Sobre o mandato
O presidente Dr Eduardo Requião, no ano de 2024, foi reeleito com mais de 70% dos votos, para seu segundo mandato à frente da Ordem. O profissional dedica a vitória ao grande trabalho coletivo e a parceria dos demais profissionais, que fazem parte da OAB Camaçari e das cidades que são
O advogado ressaltou sobre os benefícios que tem alcançado para a população camaçariense em sua gestão, a exemplo da 5ª vara do trabalho que será entregue em breve. Com objetivo de construir o máximo possível, o próximo passo é a construção da 3ª vara Cíveis, que vem de outras gestões, mas contempla a do atual presidente. Com a ideia tambem de trazer a 3ª Vara de Fazenda Pública para a Comarca Camaçari, devido ao aumento de processos que vem se acumulando nas Varas atuais.
Quando mencionado sobre seu trabalho à frente da OAB Camaçari, o profissional ressaltou com alegria o trabalho que vem realizando na Ordem em seu segundo mandato.
“Eu não vivo para outra coisa que não seja servir a advocacia, servir a sociedade. Enxergo que hoje, a sociedade entende o papel da OAB, ela entende que a OAB tem serviços prestados e nosso objetivo é ampliar ainda mais essa visão. O trabalho não pode parar” disse ele.