Cultura Cultura Viva
PNAB: Salvador promove oficina para editais do cultura viva
A Política Nacional Aldir Blanc é uma lei federal que disponibiliza verba para fomentar a cultura de municípios, estados e o distrito federal.
24/01/2025 09h21
Por: Herbert Rodrigues Fonte: Secom PMS
Foto: Divulgação

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) vai promover duas oficinas virtuais e uma presencial para orientar os proponentes do Cultura Viva Salvador. O edital vai investir R$4,26 milhões em projetos culturais, com reserva de vagas para grupos historicamente subrepresentados.

 

A primeira oficina acontece na sexta-feira (24), às 19h, para explicação sobre o processo do edital. Já na terça-feira (28), também às 19h, a oficina vai apresentar um passo a passo para preencher o formulário de inscrição. Ambas as atividades serão realizadas através do canal da FGM no YouTube (https://www.youtube.com/c/fundacaogregoriodemattos) e terão intérprete de Libras.

 

No próximo dia 30, das 17h às 19h, a oficina será presencial e acontecerá na Sala Nelson Maleiro, na sede da FGM, na Barroquinha. O encontro abordará a premiação de pontos de cultura do edital.

 

Incentivo – Promovido pela Prefeitura de Salvador, o Cultura Viva Salvador vai promover o desenvolvimento da Rede de Pontos e Pontões de cultura da cidade, além de certificar essas entidades e coletivos que funcionam de maneira informal. Serão investidos R$4,26 milhões para premiação de projetos, iniciativas, atividades ou ações de Pontos e Pontões de Cultura sediados no município.

 

Seguindo a política de reserva de vagas implementada na FGM, com o intuito de promover a igualdade e combater a discriminação, será aplicada a reserva mínima de 50% do aporte financeiro do edital para proponentes autodeclarados negros (pretos e pardos), 10% para proponentes autodeclarados indígenas e 5% para proponentes Pessoa com Deficiência (PCD).