Mais de 30 funcionários do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, oeste paraense, se mobilizaram em uma campanha de doação de sangue neste fim de semana, organizada pela Agência Transfusional da unidade, com apoio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), que disponibilizou materiais e servidores para a coleta.
O objetivo é ampliar o estoque de sangue da Fundação, que fornece bolsas de sangue para pacientes do HRPT e de outras unidades de saúde.
Assistente de Treinamentos, Lucas Souza, 28 anos, ressaltou a importância da participação dos profissionais de saúde que convivem com pacientes que precisam de transfusão. “Todo ano eu faço a doação, e acho muito importante ter a iniciativa. Tenho uma sensação única de gratidão e realização, sabendo que meu gesto simples pode fazer toda a diferença para alguém. É uma forma concreta de ajudar o próximo, criando uma corrente de esperança e renovando a vida de quem mais precisa. Parabenizo o HRPT e o Setor de Humanização, que organizou essa iniciativa em parceria com o Hemopa”, disse Lucas.
O biomédico Fabrício Ramos, coordenador da Agência Transfusional do HRPT, informou que a unidade atende pacientes de nove municípios da região. “A nossa demanda por sangue é alta, e precisamos manter nosso estoque adequado para garantir que todos os pacientes sejam atendidos em tempo hábil. Nós orientamos os profissionais de saúde em como proceder durante a transfusão, os cuidados que os pacientes precisam ter antes e depois de receber o sangue, para que não haja nenhum problema de saúde com aquele paciente”, explicou.
Para doar sangue é preciso procurar a unidade do Hemopa em Altamira, na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, no bairro Esplanada do Xingu. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
Critérios para doação:
- Ter entre 16 e 69 anos;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Estar em boas condições de saúde;
- Menores de idade precisam da autorização dos pais ou responsáveis;
- Alimentar-se bem antes da doação e evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores, e
- Apresentar documento de identificação oficial com foto.
Texto: Jonas Ribeiro - Ascom/HRPT