Geral Maranhão
Governador Carlos Brandão participa da solenidade de abertura das Eleições 2024, destacando ações do Governo para garantir a tranquilidade do pleito
Solenidade oficial de abertura das Eleições 2024 aconteceu na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), localizado na Avenida Senad...
06/10/2024 23h35
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão

O governador Carlos Brandão participou, neste domingo (6), da solenidade oficial de abertura das Eleições 2024 e destacou as ações do Governo do Maranhão para garantir a tranquilidade do pleito, como a gratuidade no transporte semiurbano, a operação especial de segurança pública bem como a parceria entre os poderes Executivo estadual e o Judiciário.

A solenidade oficial de abertura das Eleições 2024 aconteceu na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), localizado na Avenida Senador Vitorino Freire, bairro Areinha, em São Luís.

Durante a solenidade de abertura das Eleições Municipais 2024 o governador Carlos Brandão destacou a parceria do Executivo com o poder Judiciário bem como o apoio das instituições e órgãos que estão contribuindo para a realização do pleito.

“Garantimos ponto facultativo na sexta-feira para que as pessoas pudessem se deslocar com tranquilidade para os municípios onde votam, gratuidade do transporte público semiurbano para os eleitores da Grande Ilha de São Luís e Imperatriz, além do reforço no policiamento em todo o Estado. Assim, por meio do voto, todos os maranhenses vão poder escolher o melhor para os seus municípios”, informou.

O governador Carlos Brandão reiterou, ainda, que a partir de 1º de janeiro de 2025, quando tomam posse os novos prefeitos e prefeitas, manterá o diálogo aberto, como vem fazendo ao longo de seu governo, para trabalhar em parceria com os municípios.

“Nós vamos convocar os prefeitos e prefeitas, vice-prefeitos e vice-prefeitas para que a gente possa dar andamento ao nosso trabalho, que tem como lema a unidade e parceria. Independente da questão política ou partidária, vamos trabalhar pelo bem do Maranhão”, afirmou o governador Carlos Brandão.

O presidente do TRE-MA, desembargador José Gonçalo de Sousa Filho, ressaltou que, apesar das intercorrências comuns a toda eleição, o pleito 2024 está ocorrendo com muita tranquilidade.

“Em comparação às eleições municipais de 2020 o pleito deste ano teve muito menos problemas e reclamações. O total deste ano foi cerca de 30% do que o tribunal recebeu em 2020, somadas todas as reclamações e denúncias. Este ano, recebemos pouco menos da metade dos recursos e impugnações que recebemos em 2020. Isto mostra também que as candidaturas estão mais atentas e respeitando a Justiça Eleitoral, o que é fundamental em uma democracia”, avaliou o desembargador José Gonçalo de Sousa Filho.

José Gonçalo de Sousa Filho também afirmou que a apuração dos resultados deve ser rápida. “Mesmo nos dois municípios onde temos plebiscito, São Luís e Governador Edison Lobão, o eleitorado não terá maiores dificuldades para votar. E acreditamos que teremos, também, uma apuração sem problemas. Nossa meta é que tenhamos os resultados até as 20h”, disse.

Respeito à vontade do eleitor
O vice-presidente e corregedor do tribunal, desembargador Paulo Velten, destacou que hoje o principal trabalho será do eleitor, que irá às urnas. “Hoje, cabe ao TRE assegurar o resultado da vontade popular. O voto é um dever cívico. Ele não pode ser encarado como algo espasmódico que acontece uma vez a cada dois anos. A eleição é apenas o início desse processo. É fundamental que o cidadão e a cidadã maranhense exerçam a cidadania todos os dias de sua vida”, frisou.

José Raimundo Leite Filho, Procurador Regional Eleitoral, falou da importância do voto. “O voto não é só um direito, é também um dever. O eleitor precisa votar consciente com seus familiares, com seus filhos, amigos e demais pares. Ao deixar de votar ou ao trocar seu voto ele nega a todas essas pessoas e a sua cidade um futuro melhor”, alertou.

Reforço na segurança pública
Neste domingo (6), cerca de 10.500 policiais estão atuando em todos os 217 municípios maranhenses para garantir a segurança dos eleitores, dos candidatos e o exercício do direito democrático ao voto.

“Somente no interior temos 7.500 policiais mais todo o efetivo que está atuando na Grande Ilha. As polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, enfim, todo o Sistema de Segurança Pública do Maranhão está mobilizado para garantir a tranquilidade para este grande evento que consolida a nossa democracia, permitindo ao eleitor que se desloque com segurança para escolher o seu candidato”, informou o secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins.

Eleições 2024
Neste domingo, 6 de outubro, mais de 5 milhões de maranhenses devem comparecer às urnas nos 217 municípios do estado para escolher prefeitos, prefeitas, vereadores e vereadoras que cuidarão dos seus interesses a partir do dia 1º de janeiro de 2025.

Este ano, no Estado, somente as cidades de São Luís e Imperatriz têm a possibilidade de segundo turno, por terem mais de 200 mil eleitores.

No Maranhão, dois municípios também passam por consulta popular - o plebiscito. Em São Luís, o tema é sobre a gratuidade do passe livre para estudantes. Já em Governador Edison Lobão é sobre a mudança do nome do município para Ribeirãozinho do Maranhão.