A Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO) realizou na tarde desta terça-feira, 17, a aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS/2024), que capacitará 432 primeiros sargentos, 14 subtenentes e um sargento da Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA), nesta primeira fase. Com a capacitação, a PMTO visa atender às demandas da corporação, promovendo o aperfeiçoamento profissional dos militares, que, após o curso, estarão aptos à ascensão na carreira.
O CAS/2024 prepara os profissionais para assumirem cargos relativos aos graus hierárquicos, com habilidades para atuar na média gestão em diversas atividades, tanto meio quanto fim, além de processos de gestão estratégica.
De acordo com o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, a realização do curso cumpre a legislação vigente e garante a qualificação dos militares sem prejuízo à carreira. “Esse evento reforça nosso compromisso de qualificar os militares para que possam seguir suas carreiras sem prejuízos”, destacou o comandante.
A PMTO tem investido continuamente em cursos de capacitação e aperfeiçoamento, reafirmando seu compromisso em se tornar referência na prestação de serviço de excelência à população. “Essa é uma marca da gestão do governador Wanderlei Barbosa, que busca oferecer todas as oportunidades possíveis para que tenhamos profissionais qualificados, desempenhando suas atribuições com maior eficiência", completou o coronel.
Sobre o CAS/2024
O curso contará com uma carga horária de 510 horas-aula, distribuídas em 14 disciplinas na modalidade semipresencial – com ensino presencial e a distância (EAD) – e será concluído com um estágio policial supervisionado. A previsão é que a próxima etapa ocorra em janeiro de 2025 e atenda 458 sargentos.
O evento de abertura contou com uma palestra do major PM Addson Acácio Pimentel, que abordou o tema "liderança em alta complexidade". O oficial teve participação na Operação Canguçu, a maior operação integrada em ambiente rural do país, que desarticulou um grupo criminoso especializado em "domínio de cidades".
Os docentes do CAS/2024 serão profissionais, militares ou civis, com conhecimento específico nas áreas de ensino militar. Ao final do curso, os alunos estarão preparados para exercer as funções de terceiro e segundo sargentos da Polícia Militar, com competência técnica e ética, além de habilidades em liderança, comunicação e trabalho em equipe.
A solenidade contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, coronel PM Cláudio Thomaz Coelho de Souza, do chefe da Casa Militar, coronel PM Wander Araújo Vieira, do comandante do QCG, coronel PM Oséias Sousa Silveira, e do coronel PM Flávio Santos Brito, Diretor de Apoio Logístico (DAL) da Polícia Militar, que realizou a entrega do certificado ao palestrante.
Mín. 24° Máx. 27°