A estrutura do teto do Santuário da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Recife, Pernambuco, caiu durante a tarde desta sexta-feira (30). O desabamento deixou dois mortos e 24 feridos. Os fiéis atingidos pelo colapso participavam de uma ação solidária de entrega de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade.
As informações são da Folha de Pernambuco. Tinham cerca de 70 pessoas no local: os mortos foram um homem de 54 anos e uma mulher de 68 anos. Os feridos estavam tombados sob os escombros – moradores da localidade foram os primeiros a prestarem socorro.
De acordo com a TV Globo, há alguns dias foram colocadas placas solares no teto do santuário – as causas do incidente ainda estão sendo investigadas. A ação feita na localidade marcava os 100 dias da festa em honra à Nossa Senhora da Conceição, uma das mais tradicionais de Recife.
Segundo a prefeitura, dois homens morreram sob os escombros e seus corpos já foram removidos pelos Bombeiros.
O prefeito informou que foi acionado o protocolo do Centro de Operações da Cidade, mobilizando uma grande equipa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, além do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil, que foram deslocados para o local.
A Prefeitura do Recife decretou luto oficial de três dias, a partir de hoje, em razão da tragédia. O ato foi publicado em uma edição extra do Diário Oficial.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou ter solicitado esforços adicionais para o resgate.
O presidente Lula (PT) referiu-se ao incidente como uma "tragédia" e prestou solidariedade à cidade do Recife e às vítimas. "Com muita tristeza, soube das duas mortes e dezenas de feridos, alguns em estado grave, no Santuário do Morro da Conceição, na Zona Norte do Recife...", declarou.
As causas do desabamento estão sob investigação. De acordo com uma publicação do santuário no Instagram, a instalação das placas solares no teto foi concluída há seis dias.
Video:
Mín. 23° Máx. 25°