O Governo do Estado vem registrando avanços significativos na recuperação da visão, ampliação de consultas oftalmológicas, acesso a óculos de grau grátis, e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com a redução de filas de procedimentos cirúrgicos com os programas Cirurgias – Aqui, a fila anda e Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos em todo o Maranhão. Nos sete primeiros meses do ano, 290.656 atendimentos foram realizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em 30 municípios.
Entre janeiro e julho de 2024, foram realizados mutirões de cirurgias gerais, oftalmológicas, ortopédicas, ginecológicas, urológicas, consultas oftalmológicas e entrega de óculos de grau, conforme prescrição médica, exames, consultas odontológicas para rastreio do câncer de boca, entrega de próteses dentárias, entre outros atendimentos realizados em 643 ações em 30 municípios maranhenses.
Nesta fase, as ações dos programas Cirurgias – Aqui, a fila anda e Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos foram executadas nas cidades de Açailândia, Alto Alegre, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriti Bravo, Caxias, Chapadinha, Coroatá, Grajau, Imperatriz, Itapecuru, Lago da Pedra, Matões do Norte, Monção, Morros, Passagem Franca, Paulinho Neves, Pedreiras, Peritoró, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, Santa luzia, Santa Luzia do Paruá, São luís, Sucupira do Riachão, Timbiras, Timon e Viana.
“Estamos caminhando juntos com o governador Carlos Brandão para ofertar uma rede de serviços em saúde cada vez melhor para os maranhenses. Alcançamos mais de 290 mil atendimentos com os programas Cirurgias – Aqui, a fila anda e Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, e nosso objetivo é ter mais pessoas com acesso com acesso integral e em menos tempo”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Óculos
Com o investimento da rede estadual de saúde, através dos programas Cirurgias – Aqui, a fila anda e Cuidar dos Olhos – Cirurgias e Óculos, 106.094 pessoas foram beneficiadas nos municípios de Açailândia, Barra do Corda, Barreirinhas, Caxias, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Lago da Pedra, Morros, Pedreiras, Peritoró, Presidente Dutra, Santa Luzia, Santa Luzia do Paruá e São Luís. Na capital maranhense, 85.001 pessoas foram avaliadas por equipes de oftalmologistas e receberam a prescrição de uso de óculos novos, em 131 ações executadas.
Cirurgias
Com as cirurgias gerais, de catarata e pterígio, ortopédicas, ginecológicas, urológicas, pediátricas, entre outras, 27.623 procedimentos foram realizados em ações executadas em 28 municípios, como Açailândia, Alto Alegre, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriti Bravo, Caxias, Chapadinha, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Itapecuru, Lago da Pedra, Matões do Norte, Monção, Morros, Passagem Franca, Paulino Neves, Pedreiras, Peritoró, Presidente Dutra, Santa Inês, Santa Luzia do Paruá, São Luís, Sucupira do Riachão, Timbiras, Timon e Viana.
Consultas oftalmológicas
Para enxergar melhor, retomar hábitos de leitura ou realizar atividades do dia a dia, 130.546 consultas oftalmológicas beneficiaram a população de 14 munícipios, são eles: Açailândia, Barra do Corda, Barreirinha, Caxias, Coroatá, Grajaú, Imperatriz, Lago da Pedra, Morros, Pedreiras, Presidente Dutra, Santa luzia, Santa Luzia do Paruá e São Luís.
Mais ações
Nos atendimentos gerais, inclusive de consultas, a Secretaria de Estado da Saúde contabilizou 16.674 atendimentos. Além disso, 77 atendimentos ambulatoriais no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz.
Foram 5.497 exames laboratoriais por meio do Cirurgias – Aqui, a fila anda; 306 exames de Ultrassom em mutirões realizados pela SES; 525 serviços bucais, onde 375 foram de Prótese Dentária superior e inferior, e 15 Rastreios de Câncer de Boca; 386 tratamentos sendo 70 de Oxigenium e 316 Oxigenoterapia Hiperbárica.
FALA POVO
- "Para mim foi muito importante porque a gente precisa disso. A nossa visão é o que temos de mais importante e eu não estou conseguindo enxergar bem",
Marilene Moura, de 61 anos, assistida pelo Cuidar dos Olhos no bairro de Fátima, em São Luís.
- "É um alívio. A minha filha ficar sentindo incômodo e não poder fazer nada, isso era bem difícil, mas quando fizeram o contato e confirmaram a cirurgia dela, eu dei graças a Deus e agora o sentimento é de felicidade",
Luciene Mendes, de 38 anos, sobre a cirurgia da filha, Emanuele Vitória Mendes, de 4 anos e 11 meses, submetida ao procedimento de hérnia umbilical no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, no Mutirão e Cirurgias de Postectomia e Hérnia.
- "Eu já estava esperando isso há um tempo, porque você sabe que uma cirurgia particular puxa pelo bolso. Uma ação dessa é maravilhosa e estou gostando demais”,
Arinaldo Ferreira, de 68 anos, submetido a cirurgia de catarata no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís.