O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba será o local de onde a Associação Associação de Stand Up Paddle do Ceará e parceiros vão partir para limpar as águas próximas
Limpar as margens do mangue, estuários e Rio Cocó impacta diretamente na qualidade da água e da vida que se mantém nos oceanos. Com essa proposta, cerca de 25 voluntários previamente selecionados vão adentrar essas áreas aquáticas e terrestres em pranchas de standup paddle e canoas para recolher resíduos. A ação ocorre no Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho, à tarde, em uma parceria entre o Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, equipamento da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), Associação de Stand Up Paddle do Ceará (Asup-CE), Manguezal Va’a e Ecomuseu Natural do Mangue (Ecomunam).
Eles contam com todas as medidas de segurança de uma navegação responsável, sacos de lixo apropriados para a coleta, plano de destinação adequada dos resíduos recolhidos e o apoio de Juaci Araújo Oliveira, educador ambiental, um dos fundadores do Limpando o Mundo Ceará, projeto vinculado à Associação Brasileira de Combate ao Lixo Marinho (ABLM). Com a ação, espera-se deixar os ambientes marinhos mais limpos e promover a conscientização de banhistas, moradores e empreendedores da região para reduzir o consumo de plásticos e promover o descarte correto e responsável de lixo, sobretudo próximo a áreas de influência do mar.
O Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba já realizou e apoiou outras ações semelhantes. Em 2023, na mesma data, houve uma parceria com a Kayakeria e coleta nas margens do entorno do braço do Rio Cocó que banha o equipamento. Já em novembro de 2023, a parceria foi com a Associação dos Nativos, Moradores e Amigos da Sabiaguaba (ANMAS) e Ecomunam, no próprio mangue. Em 2022, durante a Semana do Meio Ambiente, em junho, o espaço público também recebeu moradores, pescadores e empreendedores do Complexo e proximidades para uma ação de limpeza e conscientização no próprio território.
O Dia Mundial dos Oceanos, celebrado anualmente em 8 de junho, foi oficialmente reconhecido pela ONU em 2008, embora tenha sido proposto em 1992 na Conferência Rio 92. Esta data convida a refletir sobre a importância vital dos oceanos para o planeta, buscando compreendê-los melhor e interagir com eles de forma sustentável, garantindo sua saúde e preservação para as futuras gerações.
Mín. 24° Máx. 27°